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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: O recreio como espaço-tempo para o ser criança: um estudo exploratório no contexto da educação infantil
metadata.dc.creator: Picanço, Suelen
metadata.dc.contributor.advisor1: Reis, Darianny Araujo dos
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Alexandra Nascimento de
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar o recreio escolar como espaço-tempo para a formação da criança no contexto da educação infantil. Busca discutir a importância do recreio escolar para as manifestações e expressões culturais das crianças ancorando-se nos fundamentos teóricos e metodológicos da Sociologia da Infância e dos Estudos da Antropologia da Criança, buscando delinear perspectivas para as práticas educativas de professoras e para o planejamento pedagógico na Educação Infantil. O recreio insere-se na rotina pedagógica e sugere constituir-se como oportuno para potencialização do desenvolvimento da criança, compreendendo as diferentes dimensões do ser criança, as linguagens, as manifestações e os modos de interações infantis, especialmente, a produção das culturas infantis e de pares. Metodologicamente propõe-se o caminho da pesquisa bibliográfica e da análise documental. Como corolário, aponta-se para a necessidade de repercutir o debate sobre o recreio nos espaços de formação de professores e nos ambientes de educação de crianças, a partir da imagem de criança como ator social, competente, produtora de cultura, como sujeito de direitos e com singularidades e modos de ação próprios.
Abstract: This article aims to analyze school recess as a space-time for the education of children in the context of early childhood education. It seeks to discuss the importance of school recess for children's cultural manifestations and expressions, anchored in the theoretical and methodological foundations of the Sociology of Childhood and Child Anthropology Studies, seeking to outline perspectives for the educational practices of teachers and for pedagogical planning in Child education. Recess is part of the pedagogical routine and suggests that it constitutes an opportunity to enhance the child's development, understanding the different dimensions of being a child, the languages, manifestations and modes of children's interactions, especially the production of children's cultures and of pairs. Methodologically, the path of bibliographical research and documentary analysis is proposed. As a corollary, it points to the need to reflect the debate on recess in teacher training spaces and in child education environments, based on the image of the child as a social actor, competent, producer of culture, as a subject of rights and with their own singularities and modes of action
Keywords: Recreio
Culturas infantis
Educação Infantil
Criança
Sociologia da Infância
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8288
metadata.dc.subject.controlado: .
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