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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Diagnóstico educacional: uma avaliação do município de Autazes no período de 2010 a 2020
metadata.dc.creator: Leão, Maria do Carmo da Silveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Anderson Litaiff Feitosa da
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento, Wanessa da Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Neves, Salomão Franco
metadata.dc.description.resumo: Partindo do pressuposto que o capital humano, determinado pela educação, impacta de maneira significativa no desempenho econômico de uma população, impulsionando o progresso econômico, pode-se assumir que regiões que apresentam maior nível de educação, consequentemente apresentarão maior probabilidade de crescimento e prosperidade, por outro lado, regiões caracterizadas por deficiência educacional ou por níveis inferiores à média, tendem à estagnação econômica. O objetivo geral dessa pesquisa consiste em realizar um diagnóstico educacional do município de Autazes no período de 2010 a 2020. Consiste numa pesquisa de base quantitativa e caráter descritivo. A coleta dos dados se deu através dos indicadores educacionais calculados, principalmente, pelo Censo Escolar realizado pelo INEP. Os resultados obtidos indicam que o município de Autazes no que diz respeito ao déficit educacional, melhoria da qualidade de ensino e desempenho, apresenta a maior parte dos resultados abaixo dos parâmetros de comparação, acompanhado de uma tendência de evolução similar às médias estaduais. Ao longo do período entre o ano de 2010 e 2020, o município reflete, no geral, uma melhora significativa no sistema educacional. Porém, apesar disso, alguns indicadores apontam determinados pontos de deficiência que revelam a necessidade de aprimoramento na conjuntura atual da educação em Autazes.
Abstract: Assuming that human capital, determined by education, has a significant impact on the economic performance of a population, boosting economic progress, it can be assumed that regions that have a higher level of education will consequently have a greater probability of growth and prosperity, on the other hand, regions characterized by educational deficiency or lower than average levels tend to economic stagnation. The general objective of this research is to carry out an educational diagnosis of the municipality of Autazes from 2010 to 2020. It consists of quantitative and descriptive research. Data collection took place through educational indicators calculated, mainly, by the School Census carried out by INEP. The results obtained indicate that the municipality of Autazes, with regard to educational deficit, improvement in the quality of teaching and performance, presents the majority of results below the comparison parameters, accompanied by an evolution trend similar to the state averages. Over the period between 2010 and 2020, the municipality generally reflected a significant improvement in the educational system. However, despite this, some indicators point to certain points of deficiency that reveal the need for improvement in the current situation of education in Autazes.
Keywords: Capital humano
Indicadores educacionais
Qualidade de ensino
Autazes
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ECONOMIA: ECONOMIA DOS RECURSOS HUMANOS: CAPITAL HUMANO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FES - Faculdade de Estudos Sociais
metadata.dc.publisher.course: Ciências Econômicas - Bacharelado - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8289
metadata.dc.subject.controlado: .
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