Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8290
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A abordagem da didática desenvolvimental na formação do adolescente: ensino, aprendizagem e desenvolvimento na escola
Other Titles: The developmental didatics approach in the formation of adolescents: teaching, learning and development at school
metadata.dc.creator: Rodrigues, Iago de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Reis, Darianny Araújo dos
metadata.dc.contributor.referee2: Both, Ilaine Inês
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo tem como objetivo compreender os princípios filosóficos, psicológicos e pedagógicos fundantes da didática desenvolvimental, articulando-os à organização e mediação do ensino orientado para a formação do adolescente. Trata-se de um estudo de natureza teórico-bibliográfica, tendo por base autores como Davydov (1987; 1988; 1998; 1999; 2017), Libâneo (2023), Libâneo e Freitas (2017; 2019), Anjos (2011; 2014; 2019), Puentes e Longarezi (2013), entre outros, no qual analisamos o ensino desenvolvimental, apreendido no processo pedagógico e formativo escolar, em favor de práticas docentes humanizadoras, direcionadas para que o estudante desenvolva os conceitos teórico-científicos por meio da tarefa de estudo e das suas ações de aprendizagem. No sentido de produzir novos significados para o ensino, que ultrapassem as famigeradas pedagogias do “aprender a aprender”, buscamos responder, conforme a realidade do ensino escolar, a seguinte questão, suportada em Davídov (1988), acerca da didática do(a) professor(a): que possibilidades educativas podem ser formuladas ao relacionarmos os princípios da didática desenvolvimental ao ensino escolar do adolescente, visando formar no(a) aluno(a) novas capacidades intelectuais ou qualidades psíquicas superiores? Referenciamos, portanto, o ensino desenvolvimental como alternativa à superação das práticas educativas hegemônicas que ainda prevalecem no sistema educacional brasileiro atual, sobretudo, quando voltadas para o ensino e aprendizagem de adolescentes.
Abstract: This article aims to understand the philosophical, psychological and pedagogical principles underlying developmental didactics, articulating them with the organization and mediation of teaching oriented towards the formation of adolescents. This is a study of a theoretical-bibliographical nature, based on authors such as Davydov (1987; 1988; 1998; 1999; 2017), Libâneo (2023), Libâneo and Freitas (2017; 2019), Anjos (2011; 2014; 2019), Puentes and Longarezi (2013), among others, in which we analyze developmental teaching, learned in the pedagogical and school training process, in favor of humanizing teaching practices, aimed at enabling the student to develop theoretical-scientific concepts through the task of study and their learning actions. In order to produce new meanings for teaching, which go beyond the infamous pedagogies of “learning to learn”, we seek to answer, according to the reality of school teaching, the following question, supported by Davídov (1988), about the didactics of teaching teacher: what educational possibilities can be formulated when we relate the principles of developmental didactics to adolescent school teaching, aiming to form new intellectual abilities or superior psychic qualities in the student? We therefore refer to developmental teaching as an alternative to overcoming the hegemonic educational practices that still prevail in the current Brazilian educational system, especially when aimed at teaching and learning adolescents.
Keywords: Didática desenvolvimental
Pensamento teórico
Formação do adolescente
Humanização
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
Citation: RODRIGUES, Iago de Souza. A abordagem da didática desenvolvimental na formação do adolescente: ensino, aprendizagem e desenvolvimento na escola. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8290
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_IagoRodrigues.pdf483,73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.