Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8292
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Motivação dos professores no novo ensino médio: estudo de caso em Manaus à luz da teoria dos dois fatores
metadata.dc.creator: Lopes, Antônio Jorge Rodrigues Monteiro
metadata.dc.contributor.advisor1: Moraes, Ana Flávia de Moraes
metadata.dc.contributor.referee1: Moxotó, Ana Cláudia de Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: Souza Júnior, Armando Araújo de
metadata.dc.contributor.referee3: Mendes, Sérgio Augusto Tôrres
metadata.dc.contributor.referee4: Nogueira, Ricardo Jorge da Cunha Costa
metadata.dc.description.resumo: Este artigo avalia a motivação dos professores no contexto do Novo Ensino Médio, estabelecido pela Lei no 13.415/2017, que visa reformular o ensino médio no Brasil, oferecendo aos estudantes a possibilidade de optar por uma formação profissional e técnica dentro da carga horária do ensino regular. Ao final dos três anos, os alunos deverão ser certificados tanto no ensino médio quanto no curso técnico ou profissionalizante de sua escolha. O objetivo deste estudo é avaliar os fatores que influenciam a satisfação e insatisfação dos docentes nesse novo modelo, considerando as condições de trabalho, o apoio da secretaria educacional (incluindo incentivo logístico e laboratorial) e os fatores motivacionais e higiênicos, com base na Teoria dos Dois Fatores de Herzberg. A justificativa para o estudo reside na importância da motivação dos professores para o sucesso da implementação do Novo Ensino Médio e, consequentemente, para a qualidade da educação oferecida. A pesquisa utiliza uma abordagem quantitativa, com questionários semiestruturados aplicados a professores da Escola Estadual Maria Rodrigues Tapajós, para explorar os fatores de satisfação e insatisfação. Os resultados indicam que 75% dos professores se sentem desmotivados devido a fatores higiênicos, como baixa remuneração e falta de infraestrutura, enquanto uma parcela menor encontra motivação na interação com os alunos e na autonomia pedagógica. Conclui-se que, para que o Novo Ensino Médio seja eficaz, é essencial melhorar as condições de trabalho dos professores, equilibrando fatores higiênicos e motivacionais, garantindo assim um ambiente educacional que promova a motivação e o comprometimento docente.
Abstract: This article evaluates teachers' motivation in the context of the New High School, established by Law No. 13,415/2017, which aims to reformulate secondary education in Brazil, offering students the possibility of opting for professional and technical training within the teaching hours regular. At the end of the three years, students must be certified in both secondary education and in the technical or professional course of your choice. The objective of this study is to evaluate the factors that influence the satisfaction and dissatisfaction of teachers in this new model, considering the working conditions, support from the educational department (including logistical and laboratory) and motivational and hygienic factors, based on the Two-Factor Theory of Herzberg. The justification for the study lies in the importance of teachers’ motivation to the success of the implementation of the New Secondary Education and, consequently, for the quality of education offered. The research uses a quantitative approach, with questionnaires semi-structured studies applied to teachers at the Maria Rodrigues Tapajós State School, to explore the factors of satisfaction and dissatisfaction. The results indicate that 75% of teachers feel unmotivated due to hygiene factors, such as low pay and lack of infrastructure, while a smaller portion finds motivation in interacting with students and in pedagogical autonomy. It is concluded that, for the New Secondary Education to be effective, it is essential improve teachers’ working conditions, balancing hygienic and motivational, thus ensuring an educational environment that promotes motivation and teaching commitment.
Keywords: Motivação
Satisfação
Herzberg
Escola pública
Novo ensino médio
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRAÇÃO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FES - Faculdade de Estudos Sociais
metadata.dc.publisher.course: Administração - Bacharelado - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8292
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AntônioLopes.pdf350,54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.