Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8295
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Avaliação de indicadores de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e Ansiedade em adultos universitários
Other Titles: Evaluation of Attention Deficit Hyperactivity Disorder and Anxiety indicators in university students adults
metadata.dc.creator: Krol, João Leon Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Resende, Gisele Cristina
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Pedro Afonso Moss Jacob de
metadata.dc.contributor.referee2: Sampaio, Cláudia Regina Brandão
metadata.dc.description.resumo: O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é uma patologia que surge na infância e pode perdurar até a idade adulta. Trata-se de comportamentos de dificuldades para encontrar e manter concentração, realizar atividades longas, impulsividade, inquietação, entre outros. Denota porcentagem de ocorrência cada vez mais significativa na população mundial e é preditora de sofrimento, pois o indivíduo é comumente levado a dificuldades de adequação, principalmente em relação às demandas escolares. Uma das comorbidades estudadas mais comuns a este transtorno é a ansiedade, caracterizada como modelo adaptativo protetivo frente a situações de perigo. No entanto, este modelo pode fugir ao controle do indivíduo e trazer prejuízos reais ao seu bem estar. Neste estudo objetivou-se levantar dados acerca da correlação da presença de níveis de déficit de atenção e hiperatividade e ansiedade em estudantes universitários, utilizando para isso os instrumentos: Escala de Autorrelato de TDAH em Adultos (ASRS-18), Escala De Hamilton Anxiety Rating Scale (HAM-A) e um questionário autoral baseado nos critérios diagnósticos do DSM-V para investigação de histórico pessoal de cada participante. Também foram avaliadas a validade e precisão das escalas para o público local. A pesquisa foi realizada com 143 estudantes universitários da graduação da Universidade Federal do Amazonas, regularmente matriculados nas unidades alocadas no município de Manaus. Os resultados sinalizaram que o grupo não possui TDAH segundo a ASRS (média 2.34 e desvio padrão de 0.72), esta média de marcação 2 corresponde ao item “Às vezes”. Os níveis de ansiedade do grupo foram considerados leves em 60,14% dos estudantes, embora 40% da amostra tenha assinalado níveis Moderado e Grave. O gênero “outros” apresenta o maior nível de déficit de atenção, enquanto o gênero feminino apresentou os maiores escores em hiperatividade e ansiedade. O curso de psicologia apresentou os maiores índices em desatenção, hiperatividade e ansiedade, dentre os cursos com participação representativa na amostra. Encontrou-se correlação de nível Moderada entre Desatenção e Hiperatividade, entre Desatenção e Ansiedade e também entre Ansiedade e Hiperatividade. Os dados se alinham com o das pesquisas nas quais o projeto se baseou. Ressalta-se estratégias traçadas por estudantes e também pelas famílias e instituições de ensino a fim de lidar com a problemática e fomentando a discussão para a formulação de estratégias que ajudem a lidar com o problema.
Abstract: The attention deficit hyperactivity disorder is a pathology that appears in childhood and may continue to adulthood. It´s a group of difficulties in finding and maintaining concentration, carry out long activities, impulsiveness, inquietation, and so forth. The percentage of occurrence of it is increasing in world population and it is a predictor of suffering, because it is common for these people to experience difficulties adapting, especially with school demands. One of the comorbidities that was studied and is most common with this disorder is anxiety, which is an adaptive protective model that acts in dangerous situations. However, the people can lose the control of this model and suffer real harm to their well-being. The objective of this study was to collect data on the correlation of the presence of indices of attention deficit hyperactivity disorder and anxiety in 143 university students, using the following instruments: Adult Self-Report Scale (ASRS-18), the Hamilton Anxiety Rating Scale (HAM-A) and an authorial questionnaire based on the DSM-V to investigate the personal history of each participant. The validity and accuracy of the scales for the local public were also evaluated. The research was carried out with undergraduate university students at the Universidade Federal do Amazonas, regularly enrolled in units allocated in the city of Manaus. The results indicated that the group does not have ADHD according to the ASRS, with an average score of 2, corresponding to the item "Sometimes." The group's anxiety levels were considered mild, although 40% of the sample reported moderate and severe levels. The "other" gender category showed the highest level of attention deficit, while the female gender had the highest scores in hyperactivity and anxiety. The psychology course had the highest rates of inattention, hyperactivity, and anxiety among the courses with significant representation in the sample. A moderate correlation was found between Inattention and Hyperactivity, Inattention and Anxiety, and also between Anxiety and Hyperactivity. The data align with the research upon which the project is based. Strategies developed by students, as well as by families and educational institutions, are emphasized in order to address the issue. It is expected that the research will contribute with studies that focus on the themes presented, considering the specificities of the Amazon or Manauara regional context and promoting discussion to formulate strategies that help deal with the problem.
Keywords: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
TDAH
Ansiedade
Universitários
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA COGNITIVA
CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA EXPERIMENTAL: PROCESSOS COGNITIVOS E ATENCIONAIS
CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM: APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ACADEMICOS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FAPSI - Faculdade de Psicologia
metadata.dc.publisher.course: Psicologia – Formação de Psicólogo - Bacharelado - Manaus
Citation: KROL, João Leon Silva. Avaliação de indicadores de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e ansiedade em estudantes universitários. 2024. 39 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8295
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_JoãoKrol.pdf.pdf2,09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.