Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8298
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Impacto das notícias falsas na tomada de decisões e na percepção da população de Manaus
metadata.dc.creator: Alencar, Waléria Dias
metadata.dc.contributor.advisor1: Moraes, Ana Flavia de Moraes
metadata.dc.contributor.referee1: Moxotó, Ana Cláudia de Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: Souza Júnior, Armando Araújo de
metadata.dc.contributor.referee3: Nogueira, Ricardo Jorge da Cunha Costa
metadata.dc.contributor.referee4: Mendes, Sérgio Augusto Tôrres
metadata.dc.description.resumo: Este artigo investiga o impacto das notícias falsas na percepção e comportamento da população de Manaus, com o objetivo de analisar como a desinformação afeta a opinião pública e influência as decisões dos cidadãos. A pesquisa foi realizada com 321 participantes por meio de um questionário online, cujos dados foram analisados estatisticamente. Os resultados indicam que uma parte significativa dos respondentes é influenciada pelas notícias que consome nas redes sociais. Sobre o potencial das informações falsas para interferir em decisões importantes, como o voto ou a adesão a tratamentos médicos, a maioria concordou que essas notícias exercem um grande impacto nessas escolhas. O estudo reforça a relação entre desinformação e polarização política, destacando o efeito das notícias falsas na formação de opiniões e comportamentos, especialmente em temas ligados à política e à saúde. Além disso, amplia a compreensão do contexto social e ressalta a importância de desenvolver estratégias eficazes para combater a desinformação, sobretudo em áreas sensíveis.
Abstract: This article investigates the impact of fake news on the perception and behavior of the population of Manaus, with the aim of analyzing how disinformation affects public opinion and influences citizens' decisions. The survey was carried out with 321 participants using an online questionnaire, and the data was analyzed statistically. The results indicate that a significant proportion of respondents are influenced by the news they consume on social media. Regarding the potential of false information to interfere in important decisions, such as voting or adherence to medical treatment, the majority agreed that this news has a major impact on these choices. The study reinforces the relationship between disinformation and political polarization, highlighting the effect of fake news in shaping opinions and behaviours, especially on issues related to politics and health. It also broadens our understanding of the social context and highlights the importance of developing effective strategies to combat disinformation, especially in sensitive areas.
Keywords: Desinformação
Fake news
Percepção pública
Polarização política
Tomada de decisão
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FES - Faculdade de Estudos Sociais
metadata.dc.publisher.course: Administração - Bacharelado - Manaus
Citation: ALENCAR, Waléria Dias. Impacto das notícias falsas na tomada de decisões e na percepção da população de Manaus. 2024. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8298
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_WalériaAlencar.pdf467,59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.