Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8303
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Marketing digital: influência na decisão de compra dos discentes da Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.creator: Santos, Isabele dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza Júnior, Armando Araújo de
metadata.dc.contributor.referee1: Moraes, Ana Flávia de Moraes
metadata.dc.contributor.referee2: Nogueira, Ricardo Jorge da Cunha Costa
metadata.dc.description.resumo: O marketing digital se tornou essencial no ambiente social e organizacional, possibilitando diversas oportunidades, sendo decisivo para interagir e atrair consumidores, buscar dados sobre os mesmos, assegurar a satisfação, influenciando na compra e reincidência. O objetivo desta pesquisa foi analisar a influência do marketing digital na decisão de compra dos discentes da Universidade Federal do Amazonas, com idades de 18 a 50 anos. A metodologia da pesquisa utilizou abordagem quantitativa com a aplicação de um questionário, cuja a amostra foi não probabilística composta por discentes que realizam compras online. Os resultados da pesquisa apontaram que o marketing digital possui influência na decisão de compra dos discentes, através de avaliações online e perfis de lojas e influenciadores nas mídias sociais. Evidenciou a tomada de decisão, com uma predominância de discentes que realizam compras online entre 1 a 2 vezes por mês, influenciados por comentários, produtos e serviços vistos através das redes sociais e anúncios online, destacando a importância da ferramenta mais utilizada pelo marketing digital. O presente estudo conclui que os discentes sentem mais confiança em comprar produtos ou serviços que possuem algum tipo de avaliação ou opiniões de outros consumidores ou influenciadores nas mídias sociais, tendo as redes sociais como plataforma mais influenciável em suas decisões de compra.
Abstract: Digital marketing has become essential in the social and organizational environment, enabling several opportunities, being decisive for interacting with and attracting consumers, seeking data about them, ensuring satisfaction, influencing purchases and recurrence. The objective of this research was to analyze the influence of digital marketing on the purchasing decisions of students from the Federal University of Amazonas, aged 18 to 50. The research methodology used a quantitative approach with the application of a questionnaire, whose sample was non-probabilistic, composed of students who made online purchases. The results of the research indicated that digital marketing influences the purchasing decisions of students, through online reviews and profiles of stores and influencers on social media. It highlighted decision-making, with a predominance of students who make online purchases between 1 and 2 times per month, influenced by comments, products and services seen through social networks and online advertisements, highlighting the importance of the tool most used by digital marketing. This study concludes that students feel more confident in purchasing products or services that have some type of evaluation or opinions from other consumers or influencers on social media, with social networks being the most influential platform in their purchasing decisions.
Keywords: Marketing digital
Decisão de compra
Compras on-line
Consumidor
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FES - Faculdade de Estudos Sociais
metadata.dc.publisher.course: Administração - Bacharelado - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8303
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_IsabeleSantos.pdf589,45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.