Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8305
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
Title: | Desafios da prática pedagógica de professores de uma escola do campo de Parintins-AM |
metadata.dc.creator: | Lopes, Anne Layre Moutinho |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Vasconcelos, Maria Eliane de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Fonseca, José Luiz Pereira da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Prata, Bruna dos Santos |
metadata.dc.description.resumo: | A Educação do Campo surge como um referencial importante para promover mudanças nas escolas do campo, seja por meio de política públicas, seja por meio de currículos e projetos pedagógicos que se articulem à realidade das crianças e jovens do campo. Mesmo diante desse avanço, as escolas do campo continuam enfrentando muitos desafios no seu dia-a-dia, dentre eles indagamos: quais os desafios enfrentados por professores em suas práticas pedagógica, na Escola São Pedro do Parananema? E traçamos como objetivo geral investigar os desafios enfrentados pelos professores em suas práticas pedagógicas na Escola São Pedro da comunidade Parananema. Para isso, realizamos uma abordagem qualitativa, o estudo ocorreu por meio de pesquisa de campo e a partir da observação em sala de aula juntamente com a entrevista com os sujeitos. Dessa forma, refletir sobre as perspectivas que giram em torno da Educação do Campo são essenciais para entendermos que apesar das dificuldades encontradas pelos professores no cotidiano escolar, há metodologias interdisciplinares que podem contribuir com os professores em suas práticas educativas, ao mesmo tempo em que é fundamental investir em formação continuada e no desenvolvimento do ensino articulado à realidade dos educandos, isso daria mais significado ao ensino multisseriado. |
Abstract: | Field Education emerges as an important reference for promoting changes in rural schools, either through public policy, or through curricula and pedagogical projects that articulate with the reality of rural children and young people. Even in the face of this advance, the rural schools continue to face many challenges in their day-to-day life, among them we ask: what are the challenges faced by teachers in their pedagogical practices at the School of São Pedro do Parananema? And our overall goal was to investigate the challenges faced by teachers in their pedagogical practices at the São Pedro School of the Parananema community. For this, we conducted a qualitative approach, the study took place through field research and from the observation in the classroom and the interview with the subjects. Thus, reflecting on the perspectives that revolve around field education are essential to understand that despite the difficulties encountered by teachers in the daily school life, there are interdisciplinary methodologies that can contribute with teachers to their educational practices, at the same time that it is fundamental to invest in continued training and in the development of teaching articulated to the reality of pupils, this would give more meaning to multiseries teaching. |
Keywords: | Campo Educação Práticas educacionais |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Parintins |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8305 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_AnneLopes.pdf | 6,71 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.