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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O marketing de relacionamento como estratégia para retenção e fidelização de alunos em uma instituição de ensino de língua inglesa
metadata.dc.creator: Souza, Vitoria Rodrigues de
metadata.dc.contributor.advisor1: Kanda, Jorge Yoshio
metadata.dc.contributor.referee1: Brandão, Cristiane do Nascimento
metadata.dc.contributor.referee2: Vieira, Valéria Gonçalves
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho explora o marketing de relacionamento como estratégia para retenção e fidelização de alunos em uma instituição de ensino de língua inglesa. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, envolvendo a aplicação de questionários estruturados a colaboradores e alunos, além de análise documental de registros internos da instituição. Os questionários, desenvolvidos com base na Escala Likert, buscaram avaliar percepções sobre comunicação, estrutura e atendimento, enquanto a pesquisa documental forneceu dados complementares sobre os fatores associados à evasão e à satisfação dos alunos. A análise dos dados foi conduzida com técnicas de estatística descritiva, permitindo uma visão detalhada dos padrões e comportamentos observados. Os resultados obtidos demonstram a importância de compreender as necessidades dos alunos para desenvolver estratégias alinhadas à retenção e fidelização, destacando a relevância de práticas integradas e personalizadas no contexto educacional. As contribuições desta pesquisa abrangem o âmbito social, ao promover uma atmosfera de aprendizado colaborativa e inclusiva, e o âmbito cultural, ao fortalecer a identidade e a cultura institucional.
Abstract: This study explores relationship marketing as a strategy for student retention and loyalty in an English language teaching institution. The research adopts a qualitative approach, involving the application of structured questionnaires to employees and students, as well as documentary analysis of the institution's internal records. The questionnaires, developed based on the Likert Scale, aimed to assess perceptions regarding communication, infrastructure, and service, while the documentary analysis provided complementary data on factors related to dropout and student satisfaction. Data analysis was conducted using descriptive statistical techniques, offering a detailed view of observed patterns and behaviors. The results of the research demonstrates the importance of understanding students' needs to develop strategies aligned with retention and loyalty, highlighting the relevance of integrated and personalized practices in the educational context. The contributions of this research span the social sphere, by fostering a collaborative and inclusive learning environment, and the cultural sphere, by strengthening the institution's identity and culture.
Keywords: Canais de comunicação
Gestão de relacionamento com o cliente
Redes sociais
Satisfação
Communication channels
Customer Relationship Management
Social networks
Satisfaction
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FES - Faculdade de Estudos Sociais
metadata.dc.publisher.course: Administração - Bacharelado - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8308
metadata.dc.subject.controlado: .
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