Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8320
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: A violência escolar na relação professor-aluno: vozes de professoras da educação infantil
Other Titles: School violence in the teacher-student relationship: voices of early childhood education teachers
metadata.dc.creator: Costa, Samuel Almeida
metadata.dc.contributor.advisor1: Vasconcelos, Corina Fátima Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Justi, Jadson
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Fernanda Priscila Alves da
metadata.dc.description.resumo: A violência escolar é um tema preocupante e recorrente no cotidiano das escolas que pode impactar no desenvolvimento emocional, intelectual e na aprendizagem das crianças. Assim, este estudo tem como objetivo principal compreender como a violência escolar na relação professor-aluno impacta na aprendizagem das crianças da pré-escola de um Centro Educacional Infantil em Parintins, AM. Desse modo, buscou identificar quais formas de violência escolar são recorrentes na relação professor-aluno e suas possíveis causas; verificar as ações e estratégias utilizadas pelo CEI para combater este fenômeno, considerando os desafios e possibilidades para a sua superação e analisar os impactos da violência escolar na relação afetiva entre professor e alunos, bem como na aprendizagem das crianças. O estudo assume uma abordagem qualitativa, constituindo-se em uma pesquisa descritiva, cuja produção dos dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada com a gestora, duas professoras e observação em sala de aula. Os resultados revelam que a violência escolar é algo recorrente dentro da instituição e de certa maneira é uma prática que se naturalizou pela frequência com que ocorre. Apesar de possuírem um conhecimento básico sobre a temática, a violência ainda é um assunto difícil de discutir, principalmente quando envolve crianças, daí ser compreendida pelas professoras como “coisas de criança. Conclui-se que esses resultados apontam para a necessidade de investimento em estratégias que previnam a violência escolar na relação professor-aluno, a aproximação da família com a escola, dada a importância da parceria entre essas duas instituições, visando à melhoria da convivência no espaço escolar e, consequentemente, a promoção da qualidade da educação das crianças pequenas.
Abstract: School violence is a worrying and recurring topic in everyday schools that can impact children's emotional, intellectual development and learning. Thus, this study's main objective is to understand how school violence in the teacher-student relationship impacts the learning of preschool children at a Children's Educational Center in Parintins, AM. In this way, we sought to identify which forms of school violence are recurrent in the teacher-student relationship and their possible causes; verify the actions and strategies used by the CEI to combat this phenomenon, considering the challenges and possibilities for overcoming it and analyzing the impacts of school violence on the emotional relationship between teacher and students, as well as on children's learning. The study takes a qualitative approach, consisting of descriptive research, whose data production occurred through semi-structured interviews with the manager, two teachers and classroom observation. The results reveal that school violence is something recurrent within the institution and in a way it is a practice that has become naturalized due to the frequency with which it occurs. Despite having basic knowledge on the subject, violence is still a difficult subject to discuss, especially when it involves children, which is why it is understood by teachers as “children's things. It is concluded that these results point to the need for investment in strategies that prevent school violence in the teacher-student relationship, bringing the family closer to the school, given the importance of the partnership between these two institutions, aiming to improve coexistence in the space school and, consequently, promoting the quality of education for young children.
Keywords: Violência Escolar
School Violence
Relação Professor-Aluno
Educação Infantil
Teacher-Student Relationship
Child Education
Parintins
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parintins
Citation: COSTA, Samuel Almeida. A violência escolar na relação professor-aluno: vozes de professoras da educação infantil. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas, Parintins, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8320
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_SamuelCosta.pdf1,16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.