Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8322
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
Title: | Análise de práticas ESG (Environmental, Social e Governance) e a formação dos futuros administradores de uma instituição de ensino superior |
metadata.dc.creator: | Souza, Gabriele dos Santos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Kanda, Jorge Yoshio |
metadata.dc.contributor.referee1: | Dutra, Jurandir Moura |
metadata.dc.contributor.referee2: | Cerquilho, Kleomara Gomes |
metadata.dc.description.resumo: | Este estudo tem como objetivo avaliar se o perfil profissional desejado por empresas ESG está alinhado à formação dos futuros administradores. A pesquisa foi realizada em três etapas metodológicas. Na primeira, foi feita uma análise qualitativa das normas e padrões adotados por empresas ESG com base no índice ISE/B3, classificando as informações sobre ESG contidas nos relatórios de cinco empresas. Na segunda etapa, foram aplicados questionários a estudantes de administração de uma Instituição de Ensino Superior (IES) para examinar a percepção deles em relação às práticas ESG em sua formação. E, por fim, procedeu-se uma análise de conteúdo do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) da IES a respeito da abordagem ESG na formação dos seus discentes. Os resultados indicam que as empresas seguem normas e padrões para implementar medidas ESG, visto que buscam certificações e auditorias para garantir a transparência na divulgação de informações. Constatou-se também que a formação atual dos estudantes não está completamente alinhada ao perfil exigido pelas empresas ESG, sugerindo que a IES precisa ajustar seu PPC para preparar melhor os futuros profissionais a fim de enfrentar esses desafios. A principal contribuição da pesquisa é para que se tenha profissionais de Administração mais comprometidos com a sociedade, sendo sensíveis às questões locais, às diversidades e que possuam uma capacitação voltada para práticas mais humanizadas. |
Abstract: | This study aims to assess whether the professional profile desired by ESG companies aligns with the training of future administrators. The research was conducted in three methodological stages. Firstly, a qualitative analysis of the norms and standards adopted by ESG companies was performed, based on the ISE/B3 index, classifying the information regarding ESG contained in the reports of five companies. In the second stage, questionnaires were given to administration students at a Higher Education Institution (HEI) to verify their perception regarding ESG practices in their academic training. Finally, a content analysis of the Course Pedagogical Project (CPP) of the HEI was carried out regarding the ESG approach in the training of its students. The results indicate that companies follow norms and standards to implement ESG measures, as they seek to obtain certifications and arrange audits to ensure transparency in the disclosure of information. It was also found that the current training of students is not completely aligned with the profile required by ESG companies, suggesting that the HEI needs to adjust its CPP to better prepare future professionals to face these challenges. The main contribution of the research is to have Administration professionals who are more committed to society, being sensitive to local issues and diversity through training focused on more humanized practices. |
Keywords: | Empresas Estudantes Instituição de ensino superior Sustentabilidade |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FES - Faculdade de Estudos Sociais |
metadata.dc.publisher.course: | Administração - Bacharelado - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8322 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_GabrieleSouza.pdf | 578,28 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.