Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8332
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Sons na infância: processos de investigação em andamento
Other Titles: Sounds in childhood: ongoing research processes
metadata.dc.creator: Barbosa, Matheus da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Bolis, Stephen Coffey
metadata.dc.contributor.referee1: Soares, Edna Andrade
metadata.dc.contributor.referee2: Pinto, Renato Antonio Brandão Medeiros
metadata.dc.description.resumo: Sobre o interesse do autor e seu respectivo orientador, podemos passar a entender questões sobre os sons na infância e posteriormente identificar a influência da musicalização infantil para o desenvolvimento da criança. Para este, vamos levantar possíveis teorias e dados revisados na internet que abordem o tema a partir de outras realidades, fora do contexto do Manaus. Como fundamentação teórica, inicialmente, conceituaremos o som como objeto de pesquisa, o conceito de educação infantil, conheceremos o que diz a constituição sobre a infância e até qual idade vai a infância, também iremos identificar métodos dialogando com autores, apresentando suas ideias e trazendo resultados que podem ser extraídos por meio desses métodos, em especial os métodos de Schafer e Willens, utilizados para proposta de duas atividades pedagógicas com o uso de sons musicais. Além disso, vamos apresentar os rumos já tomados pela pesquisa para apreciação de público interessado no tema, possibilitando a ampliação de ideias no compartilhamento do que já foi produzido até aqui.
Abstract: Based on the interest of the author and his advisor, we can begin to understand questions about sounds in childhood and then identify the influence of early childhood musicalization on the child's development. To do this, we will look at possible theories and data reviewed on the internet that approach the subject from other realities, outside the context of Manaus. As a theoretical foundation, we will initially conceptualize sound as an object of research, the concept of early childhood education, get to know what the constitution says about childhood and up to what age childhood goes, we will also identify methods by dialoguing with authors, presenting their ideas and bringing results that can be extracted through these methods, especially the methods of Schafer and Willens, used to propose two pedagogical activities with the use of musical sounds. In addition, we will present the paths already taken by the research for the appreciation of the public interested in the subject, enabling the expansion of ideas by sharing what has already been produced so far.
Keywords: Sons
Musicalização infantil
Infância
Processos criativos
Sounds
Childhood
Infant musicalization
Creative processes
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FAARTES - Faculdade de Artes
metadata.dc.publisher.course: Música - Licenciatura - Manaus
Citation: BARBOSA, Matheus da Silva. Sons na infância: processos de investigação em andamento. 2024. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) - Universidade Federa do Amazonas, Manaus, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8332
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_MatheusBarbosa.pdf317,8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.