Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8342
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | As contribuições da Psicologia para o Programa Saúde na Escola: uma revisão da literatura |
metadata.dc.creator: | Costa, Klíssia Araújo da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Ferreira, Breno de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Leitão, Consuelena Lopes |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ferraz, Lídia Rochedo |
metadata.dc.description.resumo: | O processo de construção do Sistema Único de Saúde (SUS), foi caracterizado pelos movimentos democratizadores no Brasil nos anos 70, quanto à reforma sanitarista e principalmente pela Constituição Federal de 1988. Assim como o SUS, a psicologia foi conquistando seu espaço nesse sistema de saúde, através da Portaria nº 154/2008 que possibilitou a criação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e a implementação de um profissional de saúde mental na atenção básica de saúde. Com isso o Programa Saúde na Escola foi formado para atender e articular os setores de educação e saúde a fim de promover o acesso, prevenção e promoção à saúde. Diante disso, o objetivo deste estudo é de analisar as contribuições da psicologia, no contexto da atenção básica de saúde, para o Programa Saúde na Escola (PSE) através de uma revisão narrativa da literatura, baseada na Análise Temática (AT). A partir disso, foram analisados 11 estudos acadêmicos, dentre eles quatro pesquisas qualitativas e descritivas, um estudo de caso, uma tese de mestrado, um trabalho de conclusão de curso e quatro relatos de experiências. Por fim, a realidade apresentada nas diretrizes do PSE e na atuação do psicólogo na rede básica de saúde se mostraram conflitantes. Apesar de conquistar, ao longo dos anos, o seu espaço na área da saúde, a psicologia ainda enfrenta diversas adversidades dentro desse contexto, especialmente a de promoção e prevenção a saúde. |
Abstract: | The process of establishing the Unified Health System (SUS) in Brazil was marked by democratic movements during the 1970s, particularly the health reform, and was significantly influenced by the Federal Constitution of 1988. Psychology has gradually gained a place within this health system, notably through Ordinance No. 154/2008, which facilitated the creation of Family Health Support Centers (NASF) and the inclusion of mental health professionals in primary health care. This development led to the formation of the School Health Program (PSE), aimed at integrating the education and health sectors while promoting access to quality health care for all. The objective of this study is to analyze the contributions of psychology within the context of primary health care and its role in the School Health Program (PSE) through a narrative literature review based on Thematic Analysis (TA). A total of 11 academic studies were examined, including four qualitative and descriptive research projects, a case study, a master's thesis, a course completion work, and four experience reports. Ultimately, the analysis revealed inconsistencies between the guidelines of the PSE and the role of psychologists in the basic health network. Despite psychology making progress within the health sector over the years, it continues to encounter numerous challenges, particularly regarding health promotion and prevention. |
Keywords: | Atenção básica Prevenção e promoção à saúde Psicologia Programa Saúde na Escola |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FAPSI - Faculdade de Psicologia |
metadata.dc.publisher.course: | Psicologia – Formação de Psicólogo - Bacharelado - Manaus |
Citation: | COSTA, Klíssia Araújo da. As contribuições da Psicologia para o Programa Saúde na Escola: uma revisão da literatura. 2024. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8342 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_KlissiaCosta.pdf | 231,75 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.