Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8350
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A influência da inteligência emocional no desempenho organizacional: uma revisão sistemática |
metadata.dc.creator: | Lima, Elian Curico de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Abreu, Leonor Farias |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Francisco Olímpio de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Barbosa, Rodrigo Noronha |
metadata.dc.description.resumo: | A Inteligência Emocional (IE) é um dos ramos da Psicologia aplicado à Gestão de Pessoas, que tem ganhado crescente importância no ambiente corporativo. A IE foi inicialmente definida por Salovey e Mayer (1990), que foram os pioneiros ao apresentá-la em cinco aptidões: conhecer as próprias emoções, lidar com as emoções, motivar-se, reconhecer emoções nos outros e lidar com relacionamentos. Goleman (1995) aprimorou essa definição, destacando essas aptidões como habilidades emocionais e sociais. Este estudo teve por objetivo investigar, por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), a existência e a natureza da relação entre a Inteligência Emocional e o Desempenho Organizacional (DO). Quanto às questões metodológicas, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo seus resultados analisados com base em elementos da Análise de Conteúdo de Bardin (2007), com as devidas e necessárias adaptações. O estudo adota a classificação de Revisão Baseada em Teoria, de Paul e Criado (2020), e segue a sequência sugerida por Tranfield, Denyer e Smart (2003), por terem apresentado estudo discutindo a Revisão Sistemática da Literatura na área da Gestão. Os principais resultados demonstraram que, a partir dos estudos identificados e analisados, existe uma relação positiva e impactante da IE no DO, indicando que a IE tem se tornado cada vez mais valorizada no mercado de trabalho, especialmente para pessoas em cargos de liderança, evidenciando que a IE desempenha um papel crucial na eficácia da liderança. Os resultados mostraram, ainda, que a IE está positivamente ligada à produtividade, satisfação no trabalho e redução de estresse e ansiedade no ambiente de trabalho, como mostram parte dos estudos. Conclui-se, portanto, que as organizações que investem no desenvolvimento da IE de seus líderes tendem a observar melhorias significativas no desempenho e na satisfação dos colaboradores, resultando em um impacto positivo no desempenho organizacional como um todo. |
Abstract: | Emotional Intelligence (EI) is one of the branches of psychology applied to people management that has become increasingly important in the corporate environment. EI was initially defined by Salovey and Mayer (1990), who were pioneers in presenting it in terms of five skills: knowing one's own emotions, dealing with emotions, motivating oneself, recognising emotions in others and dealing with relationships. Goleman (1995) refined this definition, emphasising these aptitudes as emotional and social skills. The aim of this study was to investigate, by means of a Systematic Literature Review (SLR), the existence and nature of the relationship between Emotional Intelligence and Organisational Performance (OP). As far as methodological issues are concerned, this is a qualitative study and its results were analysed using elements of Bardin's Content Analysis (2007), with the necessary adaptations. The study adopts Paul and Criado's (2020) Theory-Based Review classification and follows the sequence suggested by Tranfield, Denyer and Smart (2003), who presented a study discussing the Systematic Literature Review in the area of Management. The main results showed that, based on the studies identified and analysed, there is a positive and impactful relationship between EI and DO, indicating that EI has become increasingly valued in the job market, especially for people in leadership positions, showing that EI plays a crucial role in leadership effectiveness. The results also show that EI is positively linked to productivity, job satisfaction and a reduction in stress and anxiety in the workplace, as shown in some studies. It can therefore be concluded that organisations that invest in developing the EI of their leaders tend to see significant improvements in employee performance and satisfaction, resulting in a positive impact on organisational performance as a whole. |
Keywords: | Inteligência emocional Desempenho organizacional Revisão sistemática Gestão |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) |
metadata.dc.publisher.course: | Administração - Bacharelado - Benjamin Constant |
Citation: | LIMA, Elian Curico de. A influência da inteligência emocional no desempenho organizacional: uma revisão sistemática. 2024. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal do Amazonas, Benjamin Constant (AM), 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8350 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_ElianLima.pdf | 755,06 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.