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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Comportamento humano e clima organizacional: a influência da geração Z na equipe de relacionamento e qualidade do Shopping Z Mall em Manaus
metadata.dc.creator: Silva, Tharzio Wanderson da
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Alexandre Pirangy de
metadata.dc.contributor.referee1: Chaves, Hilmar Tadeu
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Karina Medeiros Pirangy de
metadata.dc.contributor.referee3: Mendes, Sérgio Augusto Tôrres
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem como objetivo analisar a influência comportamental da Geração Z no clima organizacional do Shopping Z Mall, localizado em Manaus. O artigo buscou examinar a influência comportamental da geração Z no clima organizacional da equipe de Relacionamento e Qualidade do shopping Z Mall em Manaus. Na fundamentação teórica foi abordado, principalmente, o comportamento humano e as novas gerações no mercado de trabalho, com ênfase na geração Z, que é o foco da investigação. O modelo metodológico contou com pesquisa bibliográfica e descritiva, buscando observar e registrar aspectos do clima organizacional para avaliar os fatores internos e externos que influenciam o comportamento dos funcionários. Com base nos resultados obtidos, o estudo oferece recomendações práticas para gestores, visando a criação de um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. Esta pesquisa tem a intenção de contribuir para o entendimento dos fatores que afetam o clima organizacional e fornecer conhecimentos valiosos para a melhoria contínua do ambiente de trabalho e da satisfação dos colaboradores.
Abstract: This study aims to analyze the behavioral influence of Generation Z on the organizational climate of Shopping Z Mall, located in Manaus. The article sought to examine the behavioral influence of generation Z on the organizational climate of the Relationship and Quality team at the Z Mall in Manaus. The theoretical foundation mainly addressed human behavior and new generations in the job market, with an emphasis on generation Z, which is the focus of the investigation. The methodological model included bibliographic and descriptive research, seeking to observe and record aspects of the organizational climate to evaluate the internal and external factors that influence employee behavior. Based on the results obtained, the study offers practical recommendations for managers, aiming to create a healthier and more productive work environment. This work is intended to contribute to the understanding of the factors that affect the organizational climate and provide valuable insights for the continuous improvement of the work environment and employee satisfaction.
Keywords: Clima organizacional
Comportamento humano
Geração Z
Gestão de pessoas
Shopping
Human behavior
Organizational climate
Generation Z
Human resource management
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FES - Faculdade de Estudos Sociais
metadata.dc.publisher.course: Administração - Bacharelado - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8372
metadata.dc.subject.controlado: .
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