Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8373
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Prática educativa para aulas de língua inglesa com a canção “Knockin’ on heaven’s door” de Bob Dylan na perspectiva de análise multissemiótica
metadata.dc.creator: Barbosa, Micaele Alecrim
metadata.dc.contributor.advisor1: Castro, Laura Miranda de
metadata.dc.contributor.referee1: Avelino, Alessandra Soares dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Cavalcante, Rodrigo Anderson Machado
metadata.dc.description.resumo: Esse trabalho, oriundo de uma pesquisa de iniciação científica, propõe apresentar a percepção de atores da educação, professor e alunos, acerca de uma prática educativa com a canção Knockin' On Hevaen's Door do renomado cantor Bob Dylan desenvolvida nas aulas de Língua Inglesa em uma turma da 1ª série do Ensino Médio, a partir de uma perspectiva multissemiótica. A proposta se apoia no uso do dispositivo Tetragrama de Análise Multissemiótica da Canção, criado e reelaborado pelo grupo GECAN, Grupo de Estudos da Canção da Universidade Federal de Santa Catarina, que fundamentalmente concebe a canção como um gênero de discurso e destaca os componentes analisáveis: musical, autoral, sociossituacional e verbal na sua metodologia. Desse modo, a pesquisa ora apresentada, é de natureza qualitativa do tipo pesquisa-ação, considerando a atuação direta dessa pesquisadora no desenvolvimento das atividades em sala de aula, utilizando a canção como um objeto de conhecimento. A relevância desse trabalho consiste na mostra de uma alternativa de prática educativa com a canção em sala de aula. O aporte teórico está em Bakhtin (2011), Baltar (2022), Thiolent (1992), dentre outros. Os resultados desse estudo apontam que apesar de dasafios é possível promover uma aprendizagem significativa com a canção na perspectiva multissemiótica e com o uso do tetragrama como subsídio para o docente de educação básica.
Abstract: This work coming from a scientific initiation research, proposes to present the perception of educational actors, teachers and students, about an educational practice with the song Knockin' on Heaven's Door by the famous singer Bob Dylan developed in English language classes in a 1st year high school class, from a multisemiotic perspective. The proposal is based on the use of the Tetragram Multisemiotic Song Analysis device, created and re-elaborated by the GECAN group, Song Studies Group at the Federal University of Santa Catarina, which fundamentally conceives the song as a genre of discourse and highlights the analyzable components: musical, authorial, sociossituational and verbal in its methodology. Therefore, the research presented here is of a qualitative nature, of the action research type, considering the direct role of this researcher in the development of activities in the classroom, using the song as an object of knowledge. The relevance of this work consists in showing an alternative educational practice with song in the classroom. The theoretical support is in Bakhtin (2011), Baltar (2022), Thiolent (1992), among others. The results of this study indicate that despite the challenges, it is possible to promote significant learning with the song from a multisemiotic perspective and with the use of the tetragram as a subsidy for basic education teachers.
Keywords: Canção
Análise multissemiótica
Práticas educativas
Tetragrama
Song
Multisemiotic song analysis
Educational practice
Tetragram
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá)
metadata.dc.publisher.course: Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Licenciatura - Humaitá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8373
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_MicaeleBarbosa.pdf2,91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.