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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8376
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Popularização da ciência no contexto amazônico: perspectiva dos enfermeiros que atuam na saúde indígena |
metadata.dc.creator: | Barbosa, Ingrid Branches |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Pina, Rizioléia Marina Pinheiro |
metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, Thiago Gomes de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lima, Sandra Costa |
metadata.dc.description.resumo: | Introdução: A Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma importante estratégia políticopedagógica que visa a qualificação e aperfeiçoamento do processo de trabalho. No contexto da assistência à saúde indígena, os diversos desafios requerem do enfermeiro competências culturais e domínio das melhores práticas de cuidado a esses povos, tornando urgente as ações estratégicas de educação permanente para capacitar esses profissionais. Objetivo: Descrever as experiências vivenciadas por enfermeiros que atuam ou atuaram na assistência à saúde indígena que participaram de oficinas de educação permanente realizadas pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem para popularização da ciência. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa, com enfermeiros dos sete Distritos Sanitários Especiais Indígenas do Amazonas, coleta de dados por meio de formulário Google forms, contendo perguntas sobre as experiências vivenciadas no âmbito das oficinas de educação permanente em contexto indígena. O tipo de análise empregada foi a análise de conteúdo de Bardin (2011). Resultados: Dos sete Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) do Amazonas, apenas dez enfermeiros coordenadores participaram da pesquisa, sendo 4 do DSEI Médio Rio Purus e 6 do DSEI Manaus. Os resultados obtidos demonstraram impactos significativos das oficinas de Educação Permanente nos DSEIs, especialmente para qualificação dos enfermeiros atuantes na saúde indígena, contribuindo para a aquisição de competências e habilidades para atuar em contexto intercultural e promover uma assistência mais humanizada. Conclusão: As experiências dos enfermeiros entrevistados demonstraram a relevância de iniciativas de educação permanente em contextos culturais diversos para a assistência. Nesse sentido, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem, por meio das oficinas de educação permanente, surge como interface de ligação entre a academia e a prática profissional, promovendo o aperfeiçoamento, qualificação e atualizações dos conhecimentos e saberes dos enfermeiros atuantes nos DSEIs. |
Abstract: | Introduction: Permanent Health Education (EPS) is an important political-pedagogical strategy aimed at qualifying and improving the work process. In the context of indigenous health care, the various challenges require nurses to have cultural skills and mastery of the best care practices for these peoples, making strategic actions of permanent education urgent to train these professionals. Objective: To describe the experiences of nurses who work or have worked in indigenous health care who participated in permanent education workshops held by the Stricto Sensu Graduate Program in Nursing to popularize science. Methodology: This is an exploratory, descriptive study with a qualitative approach, with nurses from the seven Special Indigenous Health Districts of Amazonas, data collection through Google forms, containing questions about the experiences lived within the scope of the permanent education workshops in an indigenous context. The type of analysis used was Bardin's content analysis (2011). Results: Of the seven Special Indigenous Health Districts (DSEI) in Amazonas, only ten coordinating nurses participated in the research, 4 from the DSEI Médio Rio Purus and 6 from the DSEI Manaus. The results obtained demonstrated significant impacts of the Continuing Education workshops in the DSEIs, especially for the qualification of nurses working in indigenous health, contributing to the acquisition of skills and abilities to work in an intercultural context and promote more humanized care. Conclusion: The experiences of the nurses interviewed demonstrated the relevance of continuing education initiatives in different cultural contexts for assistance. In this sense, the Stricto Sensu Postgraduate Program in Nursing, through permanent education workshops, emerges as an interface between academia and professional practice, promoting the improvement, qualification and updating of knowledge of nurses working in DSEIs. |
Keywords: | Educação permanente Enfermagem Saúde de populações indígenas |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS DA SAUDE: ENFERMAGEM |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | EEM - Escola de Enfermagem de Manaus |
metadata.dc.publisher.course: | Enfermagem - Bacharelado - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Embargado |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8376 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências da Saúde |
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