Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8379
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Experiências e saberes de crianças da pré-escola de uma unidade escolar pública ribeirinha de Manaus: em busca de aproximações com a prática pedagógica de Madalena Freire
metadata.dc.creator: Melo, Fabíola Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Both, Ilaine Inês
metadata.dc.contributor.referee1: Uchôa, Iraci Carvalho
metadata.dc.description.resumo: Esta monografia apresenta uma pesquisa cujo objetivo foi identificar, por meio da observação, as possibilidades de articulação entre os saberes e as experiências das crianças de uma turma da pré-escola de uma unidade escolar pública ribeirinha de Manaus e a prática pedagógica desenvolvida por Madalena Freire, registrada sobretudo em sua obra “A paixão por conhecer o mundo.” Neste trabalho foi adotada a pesquisa qualitativa, bibliográfica e de campo. A pesquisa bibliográfica teve como foco as obras de Madalena Freire. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola ribeirinha de Manaus-AM, por meio da observação não participante, guiada por um roteiro previamente elaborado com tópicos relacionados à prática docente. A partir dessa observação, foram descritos e analisados aspectos da unidade escolar, como planejamento pedagógico, organização dos espaços e materiais, gestão do tempo, interações entre crianças e adultos e documentação pedagógica. O resultado desse estudo denota que a prática pedagógica realizada com crianças da pré-escola da escola ribeirinha observada esteve distante da abordagem pedagógica de Madalena Freire e de documentos norteadores da Educação Infantil. Entretanto, foram constatadas possibilidades para estreitar o elo entre os saberes e experiências das crianças e realizar atividades que visem contribuir para promover seus processos de aprendizagem e a paixão por conhecer o mundo.
Abstract: This paper presents research whose objective was to identify, through observation, the possible connections between the knowledge and experiences of children in a preschool class at a riverside public school in Manaus and the pedagogical practice developed by Madalena Freire, presented mainly in her work “A paixão de conhecer o mundo” (The Passion for Knowing the World). This paper carried out qualitative, bibliographical and field research. The bibliographical research focused on the works of Madalena Freire. Field research was done out at a riverside school in Manaus-AM, through non-participant observation, guided by a previously prepared script with topics related to teaching practice. Based on this observation, aspects of the school unit were described and detailed, such as pedagogical planning, organization of spaces and materials, time management, interactions between children and adults and pedagogical documentation. The results of this study indicate that the pedagogical practices carried out with preschool children at the riverside school observed were far from the pedagogical approach of Madalena Freire and the current best practices of Early Childhood Education. However, a few changes were noted which could potentially strengthen the link between the knowledge and experiences of children and to carry out activities that aim to contribute to promoting their learning processes and passion for knowing the world.
Keywords: Educação infantil
Saberes e experiências de crianças ribeirinhas
Prática pedagógica
Madalena Freire
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Embargado
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8379
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ITEM INDISPONÍVEL - Solicite cópia.pdf82,17 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.