Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8388
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Estratégia de preço considerando o gênero: um estudo na cidade de Manaus
metadata.dc.creator: Holanda, Yasmin Brito de
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira Júnior, Manoel Carlos de
metadata.dc.contributor.referee1: Amorim, Afranio Soares
metadata.dc.contributor.referee2: Kume, Wilson
metadata.dc.description.resumo: O artigo discute os preços aplicados em produtos voltados ao gênero no município de Manaus/AM, utilizando uma abordagem comparativa entre preços de produtos similares voltados ao público masculino e ao público feminino, conforme sugerido por De Blasio e Menin (2015). O objetivo geral consiste em analisar essa prática comparando preços de produtos similares, identificando padrões que possam indicar diferenças de preços no mercado de consumo. A pesquisa seguiu uma abordagem quantitativa, coletando dados em campo sobre preços de produtos de higiene pessoal e outros segmentos, em diferentes estabelecimentos, selecionados por conveniência. Foram registradas as variações entre as versões masculinas e femininas desses produtos, utilizando métodos estatísticos descritivos para interpretar as discrepâncias observadas. Os resultados apontam que, nos produtos analisados, 68% apresentaram preços mais elevados para as versões femininas, enquanto apenas 5% foram mais caros para homens. Esses dados confirmam a existência de uma tendência de precificação diferenciada que onera as consumidoras, refletindo uma desigualdade de gênero enraizada no mercado.
Abstract: This article discusses the prices applied to gender-specific products in the city of Manaus/AM, using a comparative approach between the prices of similar products aimed at male and female consumers, as suggested by De Blasio and Menin (2015). The general objective is to analyze this practice by comparing the prices of similar products, identifying patterns that may indicate price differences in the consumer market. The research followed a quantitative approach, collecting field data on the prices of personal hygiene products and other segments, in different establishments, selected by convenience. The variations between the male and female versions of these products were recorded, using descriptive statistical methods to interpret the observed discrepancies. The results indicate that, of the products analyzed, 68% had higher prices for the female versions, while only 5% were more expensive for men. These data confirm the existence of a trend towards differentiated pricing that burdens female consumers, reflecting a deep-rooted gender inequality in the market.
Keywords: Taxa Rosa
Precificação de gênero
Desigualdade de gênero
Comportamento do consumidor
Comparação de preços
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FES - Faculdade de Estudos Sociais
metadata.dc.publisher.course: Administração - Bacharelado - Manaus
Citation: HOLANDA, Yasmin Brito de. Estratégia de preço considerando o gênero: um estudo na cidade de Manaus. 2024.19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8388
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_YasminHolanda.pdf685,97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.