Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8389
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Como os professores trabalharam a literatura infantil na pré-escola entre os anos de 2016 a 2023?
metadata.dc.creator: Rocha, Juliana Rodrigues da
metadata.dc.contributor.advisor1: Perreira, Denilson Diniz
metadata.dc.contributor.referee1: Castro, Kelly Cristina Batista de
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Juliana Bastos
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa teve sua origem em 2023 durante a disciplina literatura Infantil, ministrada no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. A mesma teve como objetivo de compreender como as dissertações e teses publicadas entre os anos de 2016 a 2023 revelam as práticas pedagógicas de professores de pré-escola de forma a contribuir para a reflexão e recomendação das práticas pedagógicas e assim reconhecer as concepções de literatura infantil que permeiam as práticas de professores. como recurso significativo ao processo ensino aprendizagem, em que se desenvolveu a metodologia de cunho qualitativo, baseada em pesquisa bibliográfica com caráter descritivo, em artigos dos últimos oito anos, coletados do Google Acadêmico, SciELO, CAPES e nos repositórios da UFAM e da UEA. A partir de estudos realizados nas referidas fontes, é possível observar que a literatura infantil é relevante na pré-escola, como prática pedagógica colaborativa para o desenvolvimento da aprendizagem no meio escolar.
Abstract: This research originated in 2023 during the Children's Literature course, part of the Pedagogy program at the Universidade Federal do Amazonas – UFAM. The study aimed to understand how dissertations and theses published between 2016 and 2023 reveal the pedagogical practices of preschool teachers, contributing to reflections and recommendations for these practices and recognizing the concepts of children's literature that influence teaching practices. These practices serve as a significant resource in the teaching-learning process. The research adopted a qualitative methodology based on bibliographic research with a descriptive approach, analyzing articles from the past eight years collected from Google Scholar, SciELO, CAPES, and the repositories of UFAM and UEA. Based on studies from these sources, it is evident that children's literature is relevant in preschool education as a collaborative pedagogical practice that fosters learning development in the school environment.
Keywords: Educação Infantil
Literatura Infantil
Professores
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
Citation: ROCHA, Juliana Rodrigues. Como os professores trabalharam a literatura infantil na pré - escola entre os anos de 2016 a 2023? 2024. 23 f. TCC de Graduação (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8389
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_JulianaRocha.pdf219,7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.