Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8395
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Educação ambiental e práticas pedagógicas na educação infantil: estratégias para promover a conscientização desde à infância |
metadata.dc.creator: | Lima, Kessy Thaina Ferreira De |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Vasconcelos, Maria Eliane De Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Rosana Ramos de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Prata, Bruna dos Santos |
metadata.dc.description.resumo: | Tendo em vista que as práticas pedagógicas relacionadas à educação ambiental é uma ferramenta essencial para sensibilizar as crianças desde cedo sobre a importância do respeito e cuidado com o meio ambiente, considera-se que essa fase desempenha um papel essencial para a implementação de práticas pedagógicas, pois é durante esse período que a internalização de princípios e valores ocorre de forma mais intensa, contribuindo para a formação de indivíduos mais conscientes. O presente estudo trata sobre Educação Ambiental e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil, a fim de analisar as práticas pedagógicas para promover a educação ambiental na educação infantil. Para tanto, foi necessário: a) descrever os impactos das práticas pedagógicas de educação ambiental na conscientização ecológica das crianças em idade pré-escolar; b) observar como as estratégias pedagógicas são desenvolvidas no contexto da educação infantil e c) Identificar os possíveis desafios enfrentados pelos docentes ao implementar práticas pedagógicas de educação ambiental na educação infantil. Realizou-se, uma pesquisa na abordagem qualitativa e de caráter exploratório, a partir de um levantamento de campo. Para obtenção dos dados necessários, foram utilizados questionários com duas professoras que atuam na educação infantil de uma escola pública infantil do município de Parintins-Am. Diante disso, verificou-se que a educação ambiental na educação infantil é fundamental para a formação de cidadãos conscientes, críticos e atuantes na preservação do meio ambiente. Constatou-se que o contato direto por meio de ações, práticas educativas, projetos e atividades lúdicas que envolvem temas ambientais são estratégias eficientes para despertar o interesse e a responsabilidade das crianças em relação ao meio ambiente. Outro ponto relevante é o papel do educador neste processo, que deve ser um mediador na construção do conhecimento ambiental, proporcionando situações de aprendizado que valorizem o respeito e cuidado com o meio ambiente. |
Abstract: | Considering that pedagogical practices related to environmental education are an essential tool to sensitize children from an early age about the importance of respect and care for the environment. This phase plays an essential role in the implementation of pedagogical practices, as it is during this period that the internalization of principles and values occurs more intensely, contributing to the formation of more conscious individuals. This study deals with Environmental Education and Pedagogical Practices in Early Childhood Education: Strategies to promote awareness from childhood. To this end, it was necessary: a) to analyze the pedagogical practices that are used by educators to promote environmental education; b) describe the impacts of environmental education pedagogical practices on the ecological awareness of preschool children, c) identify the possible challenges faced by teachers when implementing Environmental Education pedagogical practices in Early Childhood Education. Basic research was carried out, with a qualitative and exploratory approach, based on a field survey. To obtain the necessary data, questionnaires were used, carried out with two teachers who work at the Early Childhood Education teaching level of the public children's school researched. In view of this, it was found that Environmental Education in Early Childhood Education is fundamental for the formation of conscious, critical and active citizens in preserving the environment. It is concluded that through the pedagogical practices observed, it was found that direct contact through practical activities and playful activities involving environmental themes are efficient strategies to awaken children's interest and responsibility in relation to the environment. Another relevant point is the role of the educator in this process, who must be a mediator in the construction of environmental knowledge, providing learning situations that value respect and care for the environment. |
Keywords: | Educação ambiental Práticas pedagógicas Estratégias pedagógicas Educação infantil Environmental education Pedagogical practices Pedagogical strategies Child education |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Parintins |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8395 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_KessyLima.pdf | 362,27 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.