Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8396
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
Title: | Agricultura Familiar e a Educação do Campo em uma comunidade rural do Município de Barreirinha-AM |
metadata.dc.creator: | Souza, Cileuza Brito de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Vasconcelos, Maria Eliane de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Mendonça, Erivelton de Souza |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Marinez França de |
metadata.dc.description.resumo: | A pesquisa intitulada Agricultura Familiar e a Educação do Campo em uma Comunidade Rural do Município de Barreirinha-AM, pressupõe como objetivo geral: analisar as relações entre o trabalho da agricultura familiar e a Educação do Campo em uma comunidade de Barreirinha. O trabalho possui abordagem qualitativa com pesquisa de campo. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Nossa Senhora do Livramento situada no Município de Barreirinha-AM. Nessa pesquisa houve a participação de professores, gestor, mãe de alunos e alunos do 6°ano do Ensino Fundamental II. Como técnica para coleta de dados utilizou-se o questionário, roda de conversa dialogada e entrevista semiaberta. A Educação do Campo é um marco no âmbito educacional, é marcada por lutas, resistência e desafios e nos instiga a urgência de discutir políticas públicas que vise a melhoria das condições de ensino e aprendizagem nas escolas do campo e a relação com as formas de produção da vida nas comunidades. os resultados revelam que a relação entre Agricultura Familiar e os Princípios da Educação do Campo são de suma importância para a construção de novas estratégias pedagógicas que auxilie o sujeito do campo para a emancipação e quebrar com estereótipos que diminuem o sujeito do campo como inferior e incapaz. |
Abstract: | The research entitled Family Farming and Rural Education in a Rural Community of the Municipality of Barreirinha-AM, assumes as its general objective: to analyze the relations between the work of family farming and Rural Education in a community of Barreirinha. The work has a qualitative approach with field research. The research was carried out at the Nossa Senhora do Livramento Municipal School, located in the municipality of Barreirinha-AM. In this research, there was the participation of teachers, managers, mothers of students and students of the 6th year of Elementary School II. As a technique for data collection, the questionnaire, dialogued conversation circle and semi-open interview were used. Rural Education is a milestone in the educational field, it is marked by struggles, resistance and challenges and instigates the urgency of discussing public policies aimed at improving teaching and learning conditions in rural schools and the relationship with the forms of production of life in communities. The results reveal that the relationship between Family Farming and the Principles of Rural Education are of utmost importance for the construction of new pedagogical strategies that help the rural subject towards emancipation and break with stereotypes that diminish the rural subject as inferior and incapable. |
Keywords: | Agricultura Familiar Family Farming Educação do Campo Políticas Públicas Rural Education Public |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Parintins |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8396 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_CileuzaSouza.pdf | 342,44 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.