Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8397
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: O olhar do intérprete de Libras sobre a formação do acadêmico surdo no Curso de Licenciatura em Matemática no -CESP/UEA
metadata.dc.creator: Souza, Valdenora Fonseca de
metadata.dc.contributor.advisor1: Teixeira, Danilza de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Rosana Ramos de
metadata.dc.contributor.referee2: Pinto, Mariê Augusta de Souza
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo, tem como objetivo geral, compreender como se desenvolve o processo de formação do acadêmico surdo no Curso de Licenciatura em Matemática no Centro de Estudos Superiores de Parintins-AM a partir do olhar do intérprete de Libras. Os objetivos específicos propõem-se em descrever por meio dos relatos do intérprete de Libras, os desafios da inclusão do acadêmico surdo no Ensino Superior, identificar as dificuldades de aprendizagem matemática do surdo a partir da experiência do intérprete de Libras e analisar por meio do relato dos intérpretes de Libras, os desafios do acadêmico surdo durante a formação no Ensino Superior. Optou-se pela pesquisa qualitativa, o estudo de caso e o questionário como instrumento de coleta de dados. Os dados da pesquisa evidenciam que embora enaltecidos por discursos bonitos, a inclusão é um processo que ainda acontece de forma lenta, é necessário que as universidades ofereçam possibilidades para o acadêmico surdo possa obter novas perspectivas enquanto professor em formação no direito à aquisição de conhecimentos e reconhecimento por sua diferença linguística e cultural, associado à sua capacidade de interagir e conviver no mesmo espaço com outros sujeitos.
Abstract: The present study has the general objective of understanding how the training process of deaf academics in the Mathematics Degree Course at the Centro de Estudos Superiores de Parintins-AM develops from the perspective of the Libras interpreter. The specific objectives are to describe, through the Libras interpreter's reports, the challenges of including deaf academics in Higher Education, identify the deaf people's mathematical learning difficulties based on the Libras interpreter's experience and analyze through the report of Libras interpreters, the challenges of deaf students during Higher Education training. Qualitative research, case study and questionnaire were chosen as data collection instruments. The research data shows that although praised by beautiful speeches, inclusion is a process that still happens slowly, it is necessary for universities to offer possibilities for deaf academics to obtain new perspectives as teachers in training in the right to acquire knowledge and recognition for their linguistic and cultural difference, associated with their ability to interact and live in the same space with other subjects.
Keywords: Inclusão
Acadêmico surdo
Licenciatura em Matemática
Ensino Superior
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: PEDAGOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parintins
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8397
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ValdenoraSouza.pdf731,12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.