Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8404
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Planejamento estratégico de marketing digital em loja de pequeno porte do setor óptico
metadata.dc.creator: Costa, Brenda Kynsenng Barbosa da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Vieira, Valéria Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee1: Uchoa, Antonio Giovanni Figliuolo
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Alexandre Pirangy de
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste estudo consiste na elaboração de um plano estratégico de marketing digital para uma ótica de pequeno porte, visando otimizar sua presença online e aumentar sua visibilidade no ambiente digital. Para tanto, adotou-se uma abordagem de pesquisa-ação, que combinou metodologias qualitativas, como a observação participante, e quantitativas, como a aplicação de questionários com consumidores. São demonstradas a aplicação de ferramentas como a análise SWOT e a metodologia dos 8P’s, oferecendo um modelo prático de desenvolvimento e implementação de estratégias de marketing digital em microempresas. Os resultados destacam a viabilidade e a eficácia dessas ferramentas para pequenas empresas, evidenciando sua capacidade de alinhar teoria e prática na formulação de estratégias personalizadas e orientadas por dados. E proporciona um modelo relevante para gestores e pesquisadores interessados na integração de práticas estratégicas e operacionais em contextos de recursos limitados como o das micro e pequenas empresas.
Abstract: The aim of this study is to draw up a strategic digital marketing plan for a small optical shop, with the aim of optimizing its online presence and increasing its visibility in the digital environment. To this end, an action research approach was adopted, combining qualitative methodologies, such as participant observation, and quantitative methodologies, such as questionnaires with consumers. The application of tools such as SWOT analysis and the 8P's methodology are demonstrated, offering a practical model for developing and implementing digital marketing strategies in micro-enterprises. The results highlight the viability and effectiveness of these tools for small businesses, demonstrating their ability to align theory and practice in the formulation of personalized, data-driven strategies. And it provides a relevant model for managers and researchers interested in integrating strategic and operational practices in resource-limited contexts such as micro and small businesses.
Keywords: Estratégia
Marketing digital
Micro e pequenas empresas
Digital marketing
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FES - Faculdade de Estudos Sociais
metadata.dc.publisher.course: Administração - Bacharelado - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8404
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_BrendaCosta.pdf465,03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.