Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8405
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Relações de gênero no serviço social: a predominância de mulheres no curso de serviço social do ICSEZ- UFAM |
metadata.dc.creator: | Souza, Bárbara Idalina Coelho de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Andrade, Sarah Thays Nascimento |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pereira, Josiara Reis |
metadata.dc.contributor.referee2: | Sousa, Isadora Lima de |
metadata.dc.description.resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso propôs uma concepção sócio-histórico do Serviço Social, como destaque a emergência no Brasil nas décadas de 1930 e 1960, tendo foco na profissionalização de Serviço Social. Discutindo a influência das relações de gênero na profissão, destacando a luta pela emancipação das mulheres na sociedade brasileira e as relações entre gênero e serviço social. Este trabalho se motivou ao observar o porquê de o curso ser majoritário por mulheres e ter poucos profissionais do gênero masculino no curso de Serviço Social no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ- UFAM) na cidade de Parintins- Am e discutir razões por traz desta realidade. Em vista disso, esse trabalho tem como objetivo geral analisar os elementos que determinam a prevalência de mulheres na formação em serviço social, tendo como objetivos específicos: apontar influencias sócio-históricas para a formação profissional; destacar os aspectos históricos da feminização na relação entre Gênero e Serviço Social; a predominância de mulheres na profissão no curso de Serviço Social do campus ICSEZ- UFAM, que se consolida no Município de Parintins-Am. Para tanto o estudo investigou compreender esta relação entre gênero e a profissão, evidenciando o porquê de mulheres prevalecerem no curso de Serviço Social do ICSEZ- UFAM, utilizando o materialismo histórico-dialético e análise de dados que buscou extrair informações relevantes dos documentos institucionais para a compreensão de relação entre gênero e profissão no campo do curso de Serviço Social. Diante disso, os resultados obtidos fornecem um panorama explicativo sobre a trajetória do Serviço Social e a predominância feminina na profissão e no curso de Serviço Social do ICSEZ- UFAM, bem como abrem espaço reflexões sobre a inclusão, diversidades de gêneros e desafios futuros da profissão.PALAVRAS-CHAVE: Serviço Social; Gênero; Feminilização; ICSEZ- UFAM |
Abstract: | This Course Completion Work proposed a socio-historical conception of Social Work, highlighting the emergence in Brazil in the 1930s and 1960s, focusing on the professionalization of Social Work. Discussing the influence of gender relations in the profession, highlighting the struggle for the emancipation of women in Brazilian society and the relations between gender and social work. This work was motivated by observing why the course is mostly made up of women and there are few male professionals in the Social Service course at the Institute of Social Sciences, Education and Animal Science (ICSEZ- UFAM) in the city of Parintins- AM and discussing reasons why brings from this reality. In view of this, the general objective of this work is to analyze the elements that determine the prevalence of women in training in social work, with the following specific objectives: pointing out socio-historical influences for professional training; highlight the historical aspects of feminization in the relationship between Gender and Social Work; the predominance of women in the profession in the Social Service course at the ICSEZ-UFAM campus, which is consolidated in the Municipality of Parintins-Am. To this end, the study investigated understanding this relationship between gender and the profession, highlighting why women prevail in the Social Service course at ICSEZ-UFAM, using historical-dialectic materialism and data analysis that sought to extract relevant information from institutional documents for the understanding the relationship between gender and profession in the field of Social Work. In view of this, the results obtained provide an explanatory overview of the trajectory of Social Work and the predominance of women in the profession and in the Social Service course at ICSEZ-UFAM, as well as opening space for reflections on inclusion, gender diversity and future challenges of the profession. KEYWORD: Social Service; Gender; Feminization; ICSEZ- UFAM. |
Keywords: | Serviço Social Social Service Gênero Feminilização ICSEZ- UFAM Gender Feminization |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: SERVICO SOCIAL |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) |
metadata.dc.publisher.course: | Serviço Social - Bacharelado - Parintins |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8405 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
8405. TCC_BarbaraSouza.pdf | 709,39 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.