Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8406
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Ensinar na escola do campos: desafios da prática docente em contexto ribeirinho
Other Titles: Teaching in the school of the fields: challenges of teaching practice in a riverside context
metadata.dc.creator: Santana, Genay Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Martins, Kézia Siméia Barbosa da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Rosana Ramos de
metadata.dc.contributor.referee2: Vasconcelos, Maria Eliane de Oliveira
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo tem como ideia central abordar acerca dos desafios enfrentados pelos professores na realidade de uma comunidade ribeirinha, em Parintins (AM). Os sujeitos do campo dispõem de vivências e experiências que se unem e geram saberes carregados de singularidades, onde a terra, as florestas, os animais, os ecossistemas são considerados e respeitados. As diversas realidades educacionais revelam o quanto as escolas ribeirinhas carecem de um olhar atento e de medidas concretas para minimizar as problemáticas que permeiam as práticas pedagógicas nestes ambientes. Neste caminho, autores como Caldart (1997; 2012; 2024) Arroyo, Caldart, Molina (2011), Vasconcelos (2016; 2017) contribuíram com reflexões e discussões teóricas sobre o tema. E, a partir de uma abordagem qualitativa e um trabalho de pesquisa diretamente na comunidade, dialogamos com professores de uma escola ribeirinha por meio de entrevista semiaberta, buscando compreender e alcançar os objetivos traçados. Ensinar nas escolas ribeirinhas é desafiador. A pesquisa apresenta resultados que ratificam a necessidade de melhorias nas condições de trabalho que os educadores enfrentam, dada as singularidades e formas de populações ribeirinhas, seus sujeitos, culturas e especificidades.
Abstract: This article has as its central idea to address the challenges faced by teachers in the reality of a riverside community in Parintins (AM). The subjects of the field have experiences and experiences that unite and generate knowledge loaded with singularities, where the land, forests, animals, ecosystems are considered and respected. The various educational realities reveal how the riverside schools lack a careful look and concrete measures to minimize the problems that permeate the pedagogical practices in these environments. In this way, authors such as Caldart (1997; 2012; 2024) Arroyo, Caldart, Molina (2011), Vasconcelos (2016; 2017) contributed with reflections and theoretical discussions on the subject. And, from a qualitative approach and a research work directly in the community, we dialogue with teachers of a riverside school through semi-open interview, seeking to understand and achieve the objectives outlined. Teaching in riverside schools is challenging. The research presents results that confirm the need for improvements in working conditions that educators face, given the singularities and forms of riverside populations, their subjects, cultures and specificities.
Keywords: Escola do campo
Field school
Ensino
Contexto ribeirinho
Práticas docentes
Teaching
Riverine context
Teaching practices
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO: EDUCACAO RURAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parintins
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8406
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_GenaySantana.pdf298,1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.