Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8410
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: A escola moderna e a formação do indivíduo: reflexões a partir das obras de Ponce e Enguita
Other Titles: The modern school and the formation of the individual: reflections from the works of Ponce and Enguita
metadata.dc.creator: Dias, Stephanie Caroline Farias
metadata.dc.contributor.advisor1: Daniel Júnior, Geraldo Magela
metadata.dc.contributor.referee1: Azevedo, Railce da Silva de
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo tem como objetivo explorar o papel da escola na formação do indivíduo à luz do referencial teórico marxista. Para alcançar esse objetivo, adota-se uma abordagem comparativa e qualitativa, tomando por objeto as obras dos autores marxistas Ponce (2010) e Enguita (1989). Através da análise dessas obras, busca-se compreender como esses autores abordam a relação histórica entre a escola e a formação do indivíduo. Toma por referencial teórico da análise a concepção marxista da história, especialmente a leitura que dela fazem M.P.L.A (1995), Daniel Júnior (2017), Ohlweiler (1985) e Renault (2010). Não pretende ser um estudo aprofundado e exausto, mas apenas realizar uma abordagem preliminar, visando a identificação de alguns aspectos mais relevantes para o debate sobre a educação e emancipatória nas sociedades capitalistas contemporâneas.
Abstract: This article aims to explore the role of school in the formation of the individual in the light of the Marxist theoretical framework. To achieve this goal, a comparative and qualitative approach is adopted, focusing on the works of Marxist authors Ponce (2010) and Enguita (1989). Through the analysis of these works, the aim is to understand how these authors approach the historical relationship between school and the critical formation of the individual. The theoretical framework for the analysis is the Marxist conception of history, especially as interpreted by M.P.L.A (1995), Daniel Júnior (2017), Ohlweiler (1985), and Renault (2010). It does not aim to be an in-depth and exhaustive study, but rather a preliminary approach, aiming to identify some of the most relevant aspects for the debate on critical and emancipatory education in contemporary capitalist societies.
Keywords: Educação
Education
Sociedade
Ideologia na educação
Formação Humana
Society
Ideology in Education
Individual Formation
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parintins
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8410
metadata.dc.subject.controlado: Educação - Estado
Educação - Aspectos sociais
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_StephanieDias.pdf240,9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.