Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8411
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
Title: | O uso da língua Sateré-Mawé na Escola Municipal Mércia Cardoso Coimbra: identidade e valorização da cultura indígena na escola urbana |
metadata.dc.creator: | Souza, Samara Santos de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Souza, Rosana Ramos de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Marinez França de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Monteiro, Edinelson Andrade |
metadata.dc.description.resumo: | Pontua-se que no Brasil a 10 municípios com maior quantidade de pessoas indígenas sendo, Manaus (AM), São Gabriel da Cachoeira (AM), Tabatinga (AM), Salvador (BA), São Paulo de Olivença (AM), Pesqueira (PE), Autazes (AM), Boa Vista (RR), Tefé (AM) e São Paulo (SP). O município de Parintins, polo econômico do Baixo Amazonas também recebe povos indígenas da etnia Sateré-Mawé e Hixkaryana. Compõe essa população crianças, adolescentes e jovens que estudam nas escolas urbanas da rede municipal e estadual. Considerando este contexto, o presente estudo apresenta como objetivos compreender e o ensino da Língua Sateré-Mawé nos anos iniciais do Ensino Fundamental da E.M. Mércia Coimbra, descrevendo as estratégias/metodologias utilizadas pelo professor de Língua Materna para ensinar a Língua Sateré-Mawé para os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da E.M. Mércia Coimbra, identificou-se o processo de ensino da Língua Sateré-Mawé contribui atualmente para o fortalecimento da identidade indígena no interior da escola urbana e analisando o impacto do ensino da língua Sateré-Mawé e da presença de um professor de língua materna no processo educacional das crianças indígenas na escola urbana. A pesquisa foi realizada numa escola municipal que atende aproximadamente 40 alunos indígenas, e conta com apoio de um professor de língua materna. A pesquisa do tipo etnográfica, teve como técnica de coleta de dados a observação participante, entrevistas semiestruturada e análise de documentos. As observações foram registradas no caderno de campo. Ao conhecer como ocorre o ensino da língua indígena, as vivências, o encontro foi possível delinear estratégias para possibilitar uma educação intercultural que fortaleça a identidade da criança indígena numa escola urbana. |
Abstract: | It is noted that in Brazil there are 10 municipalities with the largest number of indigenous people, Manaus (AM), São Gabriel da Cachoeira (AM), Tabatinga (AM), Salvador (BA), São Paulo de Olivença (AM), Pesqueira ( PE), Autazes (AM), Boa Vista (RR), Tefé (AM) and São Paulo (SP). The municipality of Parintins, na economic hub in the Lower Amazon, also receives indigenous peoples from the Sateré-Mawé and Hixkaryana ethnic groups. This population is made up of children, teenagers and young people who study in urban schools in the municipal and state schools. Considering this context, the present study aims to understand and teach the Sateré-Mawé Language in the initial years of Elementary School at E.M. Mércia Coimbra, describing the strategies/methodologies used by the Mother Tongue teacher to teach the Sateré-Mawé Language to the students in the Initial Years of Elementary School at E.M. Mércia Coimbra, the process of teaching the Sateré-Mawé Language was identified as currently contributing to the strengthening of indigenous identity within urban schools and analyzing the impact of teaching the Sateré-Mawé language and presence of a mother tongue teacher in the educational process of indigenous children in urban schools. The research was carried out in a municipal school that serves approximately 40 indigenous students, and has the support of a mother tongue teacher. The ethnographic research used participant observation, semi-structured interviews and document analysis as data collection techniques. The observations were recorded in the field notebook. By learning about how the teaching of the indigenous language occurs, the experiences, the meeting made it possible to outline strategies to enable intercultural education that strengthens the identity of indigenous children in na urban school. |
Keywords: | Sateré-Maué Educação Indigena Língua Materna Parintins |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Parintins |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8411 |
metadata.dc.subject.controlado: | Indígenas - Educação Educação bilíngüe Língua mawé |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_SamaraSouza.pdf | 327,49 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.