Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8412
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: As dificuldades do ensino e aprendizagem em Matemática nas turmas de 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual João Vieira – Coari – Am
metadata.dc.creator: Coelho, Alex Bonfim
metadata.dc.contributor.advisor1: Medeiros, Eliana de Macedo
metadata.dc.contributor.referee1: Anjos, Adlas Oliveira dos
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Jefferson Ferreira dos
metadata.dc.description.resumo: A matemática é uma disciplina fundamental no currículo escolar, pois desenvolve habilidades cognitivas, lógicas e analíticas nos alunos. Além disso, a matemática está presente em diversas áreas do conhecimento e é essencial para a compreensão e resolução de problemas do cotidiano. No entanto, muitos estudantes enfrentam dificuldades no aprendizado dessa disciplina, o que pode prejudicar seu desempenho acadêmico e sua formação como cidadãos. Nesse contexto, a pesquisa em questão se tornou relevante, pois visou investigar as dificuldades no ensino e aprendizagem da matemática em turmas do 1o ano do ensino médio na Escola Estadual João Vieira, em Coari, AM. Compreender as causas dessas dificuldades e propor estratégias de intervenção foi fundamental para melhorar o ensino e a aprendizagem da matemática nessa escola e, consequentemente, promover o sucesso acadêmico dos alunos. Os objetivos do projeto incluíram identificar as possíveis causas que levavam os alunos a não conseguirem realizar operações matemáticas, analisar a eficácia da metodologia de ensino utilizada pelo professor e verificar com os professores os motivos que levavam à falta de compreensão dos alunos nas aulas de matemática. A pesquisa adotou uma abordagem metodológica mista, combinando técnicas qualitativas e quantitativas, e foi baseada em estudos de caso. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados aos alunos e professores, permitindo uma compreensão profunda da situação. Foram considerados fatores individuais dos alunos, práticas pedagógicas e o ambiente escolar. A análise dos dados permitiu identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos professores e alunos e propor disposições para superá- las. Além disso, a pesquisa pôde fornecer subsídios para a formação de professores e para a elaboração de políticas educacionais mais eficazes no que diz respeito ao ensino da matemática.
Abstract: Mathematics is a fundamental subject in the school curriculum, as it develops cognitive, logical and analytical skills in students. Furthermore, mathematics is present in several areas of knowledge and is essential for understanding and solving everyday problems. However, many students face difficulties in learning this subject, which can harm their academic performance and their formation as citizens. In this context, the research in question became relevant, as it aims to investigate the difficulties in teaching and learning mathematics in 1st year high school classes at Escola Estadual João Vieira, in Coari, AM. Understanding the causes of these difficulties and proposing intervention strategies was fundamental to improving the teaching and learning of mathematics in this school and, consequently, promoting the academic success of students. The objectives of the project included identifying the possible causes that led students to be unable to perform mathematical operations, analyzing the effectiveness of the teaching methodology used by the teacher and checking with teachers the reasons that led to students' lack of understanding in mathematics classes. The research developed a mixed methodological approach, combining qualitative and quantitative techniques, and was based on case studies. Data was collected through questionnaires applied to students and teachers, allowing a deep understanding of the situation. Individual student factors, pedagogical practices and the school environment were considered. Data analysis made it possible to identify the main difficulties faced by teachers and students and propose provisions to overcome them. Furthermore, the research was able to provide support for teacher training and the development of more effective educational policies with regard to mathematics teaching.
Keywords: Matemática
Ensino e Aprendizagem
Dificuldades de ensino e aprendizagem
Ensino Médio
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Coari
metadata.dc.rights: Acesso Embargado
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8412
metadata.dc.subject.controlado: Matemática (Ensino médio) - Estudo e ensino
Rendimento escolar - Matemática
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ITEM INDISPONÍVEL - Solicite cópia (1).pdf82,17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.