Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8418
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Matemática e Ludicidade: um estudo sobre o processo de desenvolvimento da criança em dissertações e teses |
metadata.dc.creator: | Silva, Jhéssica Larissa Corrêa |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Santos, Jonatha Daniel dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ribeiro, Persida Miki |
metadata.dc.contributor.referee2: | Scaramuzza, Simone Alves |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo compreender o processo de desenvolvimento da inteligência e sua relação com as atividades lúdicas, ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais de escolarização a partir de uma pesquisa bibliográfica, utilizando o mapeamento teórico de Biembengut (2008). O estudo apresentado está alinhado com os princípios qualitativos de se fazer pesquisa no campo educacional, buscando efetivar um mapeamento para identificar seus objetivos, opções metodológicas, principais resultados e os Materiais lúdicos utilizados para o ensino e aprendizagem. Cada pesquisa trouxe diversas maneiras de trabalhar a matemática de uma maneira mais significativa, estabelecendo uma ligação com o seu viver, através das interações. Neste sentido, é válido que o(a) docente consiga ser interdisciplinar, criativo e inovador, no ideal de também desenvolver novas habilidades, autonomia, exercitar o raciocínio lógico, principalmente fazê-las entender que a matemática está presente no nosso dia a dia. |
Abstract: | This course completion work aims to understand the process of developing intelligence and its relationship with recreational activities, teaching and learning mathematics in the initial years of schooling based on bibliographical research, using Biembengut's theoretical mapping (2008) . The study presented is aligned with the qualitative principles of research in the educational field, seeking to carry out a mapping to identify its objectives, methodological options, main results and the playful materials used for teaching and learning. Each research brought different ways of working with mathematics in a more meaningful way, establishing a connection with your life, through interactions. In this sense, it is valid for the teacher to be able to be interdisciplinary, creative and innovative, ideally also developing new skills, autonomy, exercising logical reasoning, mainly to understand that mathematics is present in our daily lives. |
Keywords: | Ensino de Matemática Teaching Mathematics Educação Infantil Mapeamento Teórico Docência Anos Iniciais Child education Theoretical Mapping Teaching Early Years |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FACED - Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8418 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_JhessicaSilva.pdf | 381,42 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.