Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8419
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Visitando trabalhos sobre o ensino de funções afins e propostas de atividades
metadata.dc.creator: Gomes, Júlia Riker
metadata.dc.contributor.advisor1: Rebouças, Minhel Pinho
metadata.dc.contributor.referee1: Cabral, Valtemir Martins
metadata.dc.contributor.referee2: Wakiyama, Yachiko Nascimento
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar pontos motivadores das dificuldades dos alunos com o estudo e a compreensão do conteúdo de Função Afim; além de apresentar propostas de aplicações para a sala de aula. Para esta finalidade, foi realizado um levantamento bibliográfico e feita uma revisão dessas obras. A partir delas, foi possível basear teoricamente a proposta desta pesquisa, apontando assim as dificuldades e barreiras a serem transpostas no processo de ensino e aprendizagem das funções afins. As discussões obtidas através destas pesquisas, ressaltam a importância de haver uma sensibilidade dos docentes quanto à maneira de percepção do conteúdo de função afim por parte dos alunos, pois a recepção deste conhecimento varia de indivíduo para indivíduo.
Abstract: The present work aims to present motivating points for students' difficulties in studying and understanding the content of Linear Function; in addition to presenting proposals for applications for the classroom. For this purpose, a bibliographical survey was carried out, and these works were reviewed. From them, it was possible to theoretically base the proposal of this research, thus pointing out the difficulties and barriers to be overcome in the process of teaching and learning related linear functions. The discussions obtained through these researches highlight the importance of teachers being sensitive to how students perceive the content of a related function, as the reception of this knowledge varies from individual to individual.
Keywords: Funções Afins
Lúdicas
Interdisciplinaridade
Dificuldades
Aplicações
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICE - Instituto de Ciências Exatas
metadata.dc.publisher.course: Matemática - Licenciatura - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8419
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_JuliaGomes.pdf8,15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.