Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8430
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A representação da mulher negra em olhos d’água (2014), de Conceição Evaristo |
metadata.dc.creator: | Castro, Kátia Maria de Oliveira |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Paula, Douglas Ferreira de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Alves, Elis Regina Fernandes |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Jeferson Aparecido Lima de |
metadata.dc.description.resumo: | O presente artigo investigou a representação da mulher negra na obra Olhos d’ Água (2014), de Conceição Evaristo, com o foco entre a figuração do feminino e as violências nas narrativas, contextualizando-as no âmbito da literatura negra brasileira. Nesse sentido, o suporte teórico desta pesquisa é baseado na literatura negra, e nos estudos de raça e gênero, se apoiando em autores como: bell hook(2018), Duarte & Nunes, (2020), Alves & Pitanguy,(1985); Zolin, (2019), Pelegrini (2005), dentre outros. A metodologia é de natureza qualitativa, do tipo bibliográfica, pautada na análise crítica nos contos: “Maria”, “Ana Davenga”, e “Quantos filhos Natalina teve?”, sendo assim, a partir do conceito denominada “escrevivência” que segundo Conceição está relacionado a experiência de vida e relatos de mulheres negras, essa pesquisa discute as várias formas de violências a que as mulheres negras estão submetidas. O resultado dessa pesquisa parece apontar que a obra Olhos d’água (2014) representa o racismo e o machismo que é dominante na cultura brasileira. |
Abstract: | This article investigated the representation of black women in the work Olhos d’ Água (2014), by Conceição Evaristo, with a focus on the figuration of the feminine and violence in the narratives, contextualizing them within the scope of Brazilian black literature. In this sense, the theoretical support of this research is based on black literature, and on race and gender studies, based on authors such as: bell hook (2018), Duarte & Nunes, (2020), Alves & Pitanguy, (1985); Zolin, (2019), Pelegrini (2005), among others. The methodology is of a qualitative nature, of the bibliographical type, based on critical analysis in the short stories: “Maria”, “Ana Davenga”, and “Quantos filhos Natalina teve?”, thus, based on the concept called “escrevivência” (lifewriting) which, according to Conceição is related to the life experience and reports of black women, this research discusses the various forms of violence to which black women are subjected. The result of this research seems to indicate that the work Olhos d’água (2014) represents the racism and machismo that is dominant in Brazilian culture. |
Keywords: | Literatura brasileira Brazilian literature Conceição Evaristo Mulher negra Olhos d’água Black woman |
metadata.dc.subject.cnpq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá) |
metadata.dc.publisher.course: | Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Licenciatura - Humaitá |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8430 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_KatiaCastro.pdf | 614,93 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.