Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8446
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A educação infantil inclusiva e a aprendizagem de crianças com deficiência visual
Other Titles: Inclusive early childhood education and the learning of visually impaired children
metadata.dc.creator: Moraes, Jessica da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Andrade, Joelise Mascarello de
metadata.dc.contributor.referee1: Castro, Ana de Oliveira
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa tem como objetivo compreender o processo de ensino e aprendizagem da criança com deficiência visual na educação infantil. Tem como foco descrever e analisar o contexto histórico da educação da criança com deficiência visual, compreender a importância da estimulação da precoce para a sua aprendizagem e analisar os processos pedagógicos com vista à inclusão escolar da criança com deficiência visual. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, tendo como base a pesquisa bibliográfica para a análise e discussão das informações obtidas, e assim, compreender a importância de uma aprendizagem diversificada e inclusiva na vida de todas as crianças com deficiência visual.
Abstract: This research aims to understand the teaching and learning process of children with visual impairments in early childhood education. It focuses on describing and analyzing the historical context of the education of visually impaired children, understanding the importance of early stimulation for their learning and analyzing pedagogical processes with a view to the inclusion of visually impaired children in schools. The methodology used is qualitative, based on bibliographical research for the analysis and discussion of the information obtained, and thus understand the importance of diversified and inclusive learning in the lives of all visually impaired children.
Keywords: Educação infantil
Deficiência visual
Estimulação precoce
Aprendizagem
Inclusão
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
Citation: MORAES, Jessica da Silva. A educação infantil inclusiva e a aprendizagem de crianças com deficiência visual. 2024. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8446
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_JessicaMoraes.pdf412,28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.