Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8447
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Requalificação urbana do Terminal Hidroviário de Manaus - Iranduba |
Other Titles: | Urban revitalization of the Manaus - Iranduba Waterway Terminal |
metadata.dc.creator: | Simões, Pedro Felipe Gonzaga |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Michels, Caren |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Luana Castro da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souto, Calina Ramos de Brito |
metadata.dc.description.resumo: | Este Trabalho Final de Graduação procura estudar o Terminal Hidroviário Manaus-Iranduba (TEHMI), também conhecido por Porto do São Raimundo, compreendendo suas dinâmicas e funções para assim analisá-lo e contextualizá-lo numa ótica mais contemporânea, valorizando a escala humana dos pedestres, trabalhadores, usuários visitantes e vizinhos. Formulando um resultado a partir das análises colida em campo, das fotos e dos mapas diagnósticos que sustente uma proposta de intervenção urbana para uma melhor qualificação das vocações naturais e espontâneas do TEHMI. Partindo de um urbanismo mais sustentável e uma escala mais humana, uma possibilidade de se caminhar por uma área com uma forte imagem sobre o Rio Negro, e uma visão da Ponte Jornalista Phelippe Daou, conhecida também por Ponte do Rio Negro, um urbano com prioridade para as pessoas que já usam o TEHMI não somente como um espaço de porto, mas também como espaço de lazer e cultura, tendo como base as diretrizes expressas no livro de Jan Gehl, Cidades para Pessoas. Ao final, atinge-se como resultado um projeto específico que respeita o funcionamento e o uso atual do TEHMI. |
Abstract: | This Final Graduation Project seeks to study the Manaus-Iranduba Waterway Terminal (TEHMI), also known as Porto do São Raimundo, understanding its dynamics and functions in order to analyze and contextualize it from a more contemporary perspective, valuing the human scale of pedestrians, workers, visiting users and neighbors. Formulating a result based on the field analysis, photos and diagnostic maps that support a proposal for urban intervention to better qualify the natural and spontaneous vocations of TEHMI. Starting from a more sustainable urbanism and a more human scale, a possibility of walking through an area with a strong image over the Rio Negro, and a view of the Ponte Jornalista Phelippe Daou, also known as Ponte do Rio Negro, an urban area with priority for people who already use TEHMI not only as a port space, but also as a space for leisure and culture, based on the guidelines expressed in Jan Gehl's book, Cities for People. In the end, the result is a specific project that respects the current functioning and use of TEHMI. |
Keywords: | Intervenção urbana Porto do São Raimundo Vida urbana Urbanismo sustentável Escala Parque urbano |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ARQUITETURA E URBANISMO: PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FT - Faculdade de Tecnologia |
metadata.dc.publisher.course: | Arquitetura e Urbanismo - Bacharelado - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8447 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_PedroSimões.pdf | 2,86 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Revista_PedroSimões.pdf | 76,12 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.