Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8447
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Requalificação urbana do Terminal Hidroviário de Manaus - Iranduba
Other Titles: Urban revitalization of the Manaus - Iranduba Waterway Terminal
metadata.dc.creator: Simões, Pedro Felipe Gonzaga
metadata.dc.contributor.advisor1: Michels, Caren
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Luana Castro da
metadata.dc.contributor.referee2: Souto, Calina Ramos de Brito
metadata.dc.description.resumo: Este Trabalho Final de Graduação procura estudar o Terminal Hidroviário Manaus-Iranduba (TEHMI), também conhecido por Porto do São Raimundo, compreendendo suas dinâmicas e funções para assim analisá-lo e contextualizá-lo numa ótica mais contemporânea, valorizando a escala humana dos pedestres, trabalhadores, usuários visitantes e vizinhos. Formulando um resultado a partir das análises colida em campo, das fotos e dos mapas diagnósticos que sustente uma proposta de intervenção urbana para uma melhor qualificação das vocações naturais e espontâneas do TEHMI. Partindo de um urbanismo mais sustentável e uma escala mais humana, uma possibilidade de se caminhar por uma área com uma forte imagem sobre o Rio Negro, e uma visão da Ponte Jornalista Phelippe Daou, conhecida também por Ponte do Rio Negro, um urbano com prioridade para as pessoas que já usam o TEHMI não somente como um espaço de porto, mas também como espaço de lazer e cultura, tendo como base as diretrizes expressas no livro de Jan Gehl, Cidades para Pessoas. Ao final, atinge-se como resultado um projeto específico que respeita o funcionamento e o uso atual do TEHMI.
Abstract: This Final Graduation Project seeks to study the Manaus-Iranduba Waterway Terminal (TEHMI), also known as Porto do São Raimundo, understanding its dynamics and functions in order to analyze and contextualize it from a more contemporary perspective, valuing the human scale of pedestrians, workers, visiting users and neighbors. Formulating a result based on the field analysis, photos and diagnostic maps that support a proposal for urban intervention to better qualify the natural and spontaneous vocations of TEHMI. Starting from a more sustainable urbanism and a more human scale, a possibility of walking through an area with a strong image over the Rio Negro, and a view of the Ponte Jornalista Phelippe Daou, also known as Ponte do Rio Negro, an urban area with priority for people who already use TEHMI not only as a port space, but also as a space for leisure and culture, based on the guidelines expressed in Jan Gehl's book, Cities for People. In the end, the result is a specific project that respects the current functioning and use of TEHMI.
Keywords: Intervenção urbana
Porto do São Raimundo
Vida urbana
Urbanismo sustentável
Escala
Parque urbano
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ARQUITETURA E URBANISMO: PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FT - Faculdade de Tecnologia
metadata.dc.publisher.course: Arquitetura e Urbanismo - Bacharelado - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8447
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PedroSimões.pdf2,86 MBAdobe PDFView/Open
Revista_PedroSimões.pdf76,12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.