Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8449
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Implementação da BNCC nas escolas públicas em Humaitá (AM): uma análise da percepção dos professores de língua inglesa
metadata.dc.creator: Oliveira, Leilane Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Castro, Laura Miranda de
metadata.dc.contributor.referee1: Avelino, Alessandra Soares dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Maria Rosângela Soares
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo busca analisar o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas escolas de ensino fundamental em Humaitá (AM) a partir da perspectiva de professores de Língua Inglesa, visando perceber quais os desafios desse processo de adaptação à implementação, após seis anos das mudanças normativas e norteadoras da BNCC. A pesquisa é de natureza qualitativa, para a qual foram utilizados os seguintes instrumentos: a) formulário para os professores de língua inglesa, a fim de gerar dados e estabelecer o perfil dos participantes da pesquisa; b) entrevista, a fim de dar voz aos participantes acerca da implementação da BNCC. A fundamentação da pesquisa baseou-se na leitura dos documentos oficiais e outros que pudessem ajudar refletir acerca dos caminhos da BNCC até aqui, quais sejam: Brasil (2018), Cruz e Castro (2019), Byram e Hu (2013), Kachru (1991), dentre outros. Como resultado, observamos que a implementação da BNCC mostra que os participantes da pesquisa têm uma visão crítica do documento, reconhecem o seu potencial e buscam simplificá-lo ao contexto municipal que estão inseridos, porém, há implicações como: os recursos e infraestrutura que os distanciam do documento, além da falta de formação continuada.
Abstract: This article seeks to analyze the implementation process of the National Common Curricular Base (in Portuguese - BNCC) in elementary schools in Humaitá (AM) from the perspective of English language teachers. We now realize the challenges of this process of adaptation to implementation, after six years since BNCC's regulatory and guiding changes. The research is a qualitative approach, for which the following instruments were used: a) form for English language teachers, in order to generate data and establish the profile of research participants; b) interview in order to give participants a voice about the implementation of the BNCC. The basis of the research is based on reading official documents and others that can help reflect on the BNCC's path so far, namely: Brasil (2018), Cruz e Castro (2019), Byram and Hu (2013), Kachru (1991), among others. As a result, we observed that the implementation of the BNCC shows that research participants have a critical view of the document, confirm its potential and seek to simplify it to the municipal context in which they are inserted, however, there are implications such as: the resources and infrastructure that distance them from the document, in addition to the lack of ongoing training.
Keywords: BNCC
Língua inglesa
Ensino fundamental
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá)
metadata.dc.publisher.course: Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Licenciatura - Humaitá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8449
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_LeilaneOliveira.pdf742,72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.