Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8467
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Direito à educação para os povos indígenas: percepções de professores(as) indígenas do Amazonas
metadata.dc.creator: Serrão, Célio Eduardo Pimentel
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Marinês Viana de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Raimundo Cruz da
metadata.dc.description.resumo: Este artigo apresenta o resultado da pesquisa do Trabalho Final de Curso, realizado no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas no ano de 2024. O objetivo geral da pesquisa visa analisar o direito à educação para os povos indígenas, pontuando os aspectos da língua e da cultura, em diálogo com professores e professoras indígenas no estado do Amazonas. Reflete sobre a luta histórica dos povos indígenas, especialmente na educação, destacando a importância da educação escolar diferenciada, que respeita a diversidade cultural e linguística dessas comunidades. A pesquisa discute as percepções de quatro professores(as) indígenas do estado do Amazonas sobre esses direitos e as dificuldades enfrentadas nas escolas indígenas. A abordagem metodológica segue a perspectiva qualitativa, com fundamentação no contexto da pesquisa documental e bibliográfica, operacionalizada em estudos de documentos normativos e da literatura especializada, que serviu de fundamentação para a pesquisa. O texto enfatiza que, apesar dos avanços legais, a luta por uma educação que respeite verdadeiramente a diversidade cultural e linguística dos povos indígenas continua sendo essencial para a promoção da equidade e inclusão social dessas comunidades. Conclui que a educação escolar indígena deve ser fortalecida por meio de uma maior articulação entre governos, comunidades e movimentos indígenas. É fundamental que as políticas públicas sejam mais ampliadas com base nas demandas reais da comunidade e com participação ativa dos povos indígenas na formulação e execução dessas políticas. É necessário um esforço para superar preconceitos e valorizar as contribuições culturais e linguísticas dos povos indígenas para sociedade.
Abstract: This article presents the results of the research for the Final Course Project, carried out in the Pedagogy Degree Course at the Faculty of Education of the Federal University of Amazonas in 2024. The general objective of the research aims to analyze the right to education for indigenous peoples, highlighting aspects of language and culture, in dialogue with indigenous teachers in the state of Amazonas. It reflects on the historical struggle of indigenous peoples, especially in education, highlighting the importance of differentiated school education, which respects the cultural and linguistic diversity of these communities. The research discusses the perceptions of four indigenous teachers from the state of Amazonas about these rights and the difficulties faced in indigenous schools. The methodological approach follows the qualitative perspective, based on the context of documentary and bibliographical research, operationalized in studies of normative documents and specialized literature, which served as the basis for the research. The text emphasizes that, despite legal advances, the fight for an education that truly respects the cultural and linguistic diversity of indigenous peoples remains essential for the promotion of equity and social inclusion of these communities. It concludes that indigenous school education must be strengthened through greater coordination between governments, communities and indigenous movements. It is essential that public policies be expanded based on the real demands of the community and with the active participation of indigenous peoples in the formulation and implementation of these policies. An effort is needed to overcome prejudices and value the cultural and linguistic contributions of indigenous peoples to society.
Keywords: Educação
Cultura
Direitos
Professores(as) indígenas
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8467
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_CelioSerrao.pdf351,25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.