Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8468
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Formulação de inovações educacionais: desafios de gestão em uma universidade federal em tempos da pandemia Covid-19
Other Titles: Formulation of educational innovations: management challenges in a federal university in times of the Covid-19 pandemic
metadata.dc.creator: Cruz, Layra Natividade da
metadata.dc.contributor.advisor1: Uchôa, Antônio Giovanni Figliuolo
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira Junior, Manoel Carlos de
metadata.dc.contributor.referee2: Vieira, Valéria Gonçalves
metadata.dc.description.resumo: O objetivo geral do estudo foi analisar os desafios e inovações educacionais encontrados pelos gestores por uma universidade federal diante do cenário de emergência da covid-19. Houve a emergência de formular uma adaptação, por meio de uma transição do ensino presencial para o ensino remoto como alternativa a atender a comunidade acadêmica. A pesquisa possui a abordagem qualitativa por meio de uma investigação descritiva. A técnica de coleta de dados adotada consistiu em entrevistas semiestruturadas, baseadas em um roteiro previamente elaborado. O estudo envolveu a participação de oito gestores universitários, dos cursos de Bacharelado em Administração, Economia e Contabilidade. A análise de conteúdo foi a técnica utilizada, com base nas transcrições das entrevistas. A partir delas, foram formadas categorias temáticas, organizadas conforme as experiências e perspectivas dos entrevistados. Os resultados obtidos foram os desafios relacionados ao impacto da suspensão das atividades nas funções dos gestores, lentidão nas tomadas de decisões, o processo de convencimento para adequar-se no ensino remoto e o serviço de internet de baixa qualidade. As mudanças na universidade foram a adoção do ensino remoto emergencial, a formação dos professores, o uso das tecnologias de informação e comunicação TICs e a mudança nas atividades administrativas. A inovação educacional mais mencionada nas entrevistas refere-se à inclusão digital com o empréstimo de equipamentos tecnológicos e a oferta de chips com internet para os estudantes.
Abstract: The general objective of the study was to analyze the educational challenges and innovations encountered by managers by a federal university in the face of the covid-19 emergency scenario. There was an emergency to formulate an adaptation, through a transition from face-to-face teaching to remote teaching as an alternative to serve the academic community. The research has a qualitative approach through a descriptive investigation. The data collection technique adopted consisted of semi-structured interviews, based on a previously prepared script. The study involved the participation of eight university managers, from the Bachelor's degree in Administration, Economics and Accounting. Content analysis was the technique used, based on the transcripts of the interviews. From them, thematic categories were formed, organized according to the experiences and perspectives of the interviewees. The results obtained were the challenges related to the impact of the suspension of activities on the functions of managers, slowness in decision-making, the process of convincing to adapt to remote teaching and the low-quality internet service. The changes at the university were the adoption of emergency remote teaching, teacher training, the use of information and communication technologies ICTs, and changes in administrative activities. The educational innovation most mentioned in the interviews refers to digital inclusion with the loan of technological equipment and the offer of chips with internet for students.
Keywords: Pandemia
Gestor Educacional
Inovação
Gestão Universitária
Pandemic
University Management
Educational Manager
Innovation
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRAÇÃO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FES - Faculdade de Estudos Sociais
metadata.dc.publisher.course: Administração - Bacharelado - Manaus
Citation: CRUZ, Layra Natividade da. Formulação de inovações educacionais: desafios de gestão em uma universidade federal em tempos da pandemia Covid-19. 2024.36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8468
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_LayraCruz.pdf589,18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.