Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8470
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Abordagem Freinetiana: considerações sobre a aula-passeio com crianças de uma turma da pré-escola da rede pública municipal de Manaus |
metadata.dc.creator: | Memória, Beatriz de Freitas |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Both, Ilaine Inês |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Érika Costa da |
metadata.dc.description.resumo: | Esta monografia é resultado da pesquisa efetivada, de julho de 2023 a dezembro de 2024, para o Trabalho Final de Curso (TFC), da Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que teve como objetivo geral investigar os obstáculos e as possibilidades para a realização de aula-passeio com uma turma da pré-escola de uma unidade pública municipal de Manaus e seus possíveis impactos na aprendizagem e no desenvolvimento das crianças. Trata-se de pesquisa bibliográfica e de campo de cunho qualitativo. A pesquisa bibliográfica teve como base principal os princípios e técnicas pedagógicas freinetianas, com destaque para a aula-passeio. Na pesquisa de campo foi realizada observação com auxílio de um roteiro, de quatro horas diárias durante os meses de agosto, setembro e outubro de 2024, em uma turma de pré-escola da rede pública municipal de Manaus, formada por 17 crianças e uma professora titular. Os dados da pesquisa bibliográfica foram registrados em fichários e os dados da pesquisa de campo em um caderno. Os resultados da pesquisa denotam a relevância das contribuições freinetianas para a concretização de práticas pedagógicas que favoreçam o exercício da autonomia, da cooperação, do trabalho criativo e da livre expressão das crianças em consonância com seus contextos socioculturais. Nesse sentido, o estudo apontou a necessidade de possibilitar o exercício do protagonismo das crianças da turma da pré-escola observada na organização pedagógica, o que passa por incluir aulas-passeios regularmente nas práticas educativas, a fim de proporcionar novas e significativas aprendizagens no contexto da Educação Infantil. |
Abstract: | This monograph is the result of research carried out from July 2023 to December 2024 for the Final Course Work (TFC) at the Faculty of Education (FACED) of the Federal University of Amazonas (UFAM), the general objective of which was to investigate the obstacles and possibilities for carrying out a class-walk with a pre-school class at a municipal public unit in Manaus and its possible impacts on children's learning and development. This is bibliographical and field research of a qualitative nature. The bibliographical research was based on Freinet's pedagogical principles and techniques, with emphasis on the class-walk. In the field research, observation was carried out with the aid of a script, for four hours a day during the months of August, September and October 2024, in a pre-school class in the Manaus municipal public school system, made up of 17 children and a head teacher. The bibliographic research data was recorded in binders and the field research data in a notebook. The results of the research show the relevance of Freinet's contributions to the implementation of pedagogical practices that encourage children to exercise autonomy, cooperation, creative work and free expression, in line with their socio-cultural contexts. In this sense, the study pointed to the need to make it possible for the children in the preschool class observed to play a leading role in the pedagogical organization, which involves regularly including excursion classes in educational practices, in order to provide new and significant learning in the context of Early Childhood Education. |
Keywords: | Educação Infantil Pedagogia Freinet Aula-passeio |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FACED - Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Manaus |
Citation: | MEMORIA, Beatriz de Freitas. Abordagem Freinetiana: considerações sobre a aula-passeio com crianças de uma turma de pré-escola da rede pública municipal de Manaus. 2024. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8470 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_BeatrizMemoria.pdf | 1,59 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.