Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8474
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A influencia da torcida sobre desempenho do jogo de esquipes de futsal de escolares do ensino médio |
metadata.dc.creator: | Araújo, Thiago Rodrigues de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Leão, Daurimar Pinheiro |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ferreira, Ivan de Jesus |
metadata.dc.contributor.referee2: | Duarte, Yan Luis Barros |
metadata.dc.description.resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo investigar se a presença da torcida influencia o desempenho das equipes masculinas de futsal durante a competição interclasses em uma escola pública de ensino médio na cidade de Manaus. O estudo explora os efeitos da torcida a favor e contra, além de identificar os fatores que mais interferem no rendimento dos atletas. O futsal, como atividade escolar relevante, envolve não apenas aspectos físicos, mas também psicológicos, com a presença da torcida sendo um fator externo que pode afetar o rendimento dos jogadores. A teoria da auto eficácia de (BANDURA 1997) serve como base para investigar como o apoio da torcida pode impactar a confiança e motivação dos atletas, potencializando ou prejudicando seu desempenho. A pesquisa foi conduzida com 40 atletas do sexo masculino, com idades entre 14 e 18 anos, participantes de uma competição interclasses. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários, com questões focadas nas percepções dos jogadores sobre os efeitos da torcida em seus desempenhos. A análise dos dados foi feita por categorização das respostas objetivas, buscando padrões nas influências da torcida tanto positivas quanto negativas. A revisão da literatura aponta que a presença da torcida pode afetar a motivação e auto eficácia dos jogadores, com impactos tanto benéficos quanto prejudiciais dependendo da interpretação individual de cada atleta. Os resultados esperados são fornecer uma análise detalhada sobre como fatores externos, como a torcida, podem modificar o contexto competitivo e emocional dos atletas no ambiente escolar, e como isso reflete na sua performance em jogos de futsal. A pesquisa ainda busca contribuir para a compreensão do impacto da motivação extrínseca no desempenho esportivo, especialmente em competições escolares no Brasil. |
Abstract: | This Final Paper aims to investigate whether the presence of the crowd influences the performance of the men's futsal teams during the interclass competition in a public high school in the city of Manaus. The study explores the effects of cheering for and against, in addition to identifying the factors that most interfere with athletes' performance. Futsal, as a relevant school activity, involves not only physical aspects, but also psychological aspects, with the presence of the crowd being an external factor that can affect the performance of the players. The theory of self-efficacy (BANDURA 1997) serves as a basis for investigating how the support of the crowd can impact the confidence and motivation of athletes, enhancing or impairing their performance. The research was conducted with 40 male athletes, aged between 14 and 18 years, participating in an interclass competition. Data collection was carried out through questionnaires, with questions focused on the players' perceptions of the effects of the crowd on their performances. Data analysis was done by categorizing objective responses, looking for patterns in the influences of both positive and negative fans. The literature review points out that the presence of fans can affect the motivation and self-efficacy of players, with both beneficial and harmful impacts depending on the individual interpretation of each athlete. The expected results are to provide a detailed analysis of how external factors, such as crowding, can modify the competitive and emotional context of athletes in the school environment, and how this reflects on their performance in futsal games. The research also seeks to contribute to the understanding of the impact of extrinsic motivation on sports performance, especially in school competitions in Brazil. |
Keywords: | Motivação Autoeficácia Influencia torcida Desempenho coletivo Competição escolar |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS DA SAUDE: EDUCAÇÃO FÍSICA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia |
metadata.dc.publisher.course: | Educação Física - Licenciatura - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8474 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências da Saúde |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_ThiagoAraujo.pdf | 813,58 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.