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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Percepção dos residentes de educação física sobre o envolvimento dos alunos imigrantes nas aulas de Educação Física Escolar
metadata.dc.creator: Vieira, Eduardo da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Lúcio Fernandes
metadata.dc.contributor.referee1: Maia, Samia Darcila Barros
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Geane das Chagas
metadata.dc.description.resumo: O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é visto como alicerce para construção do futuro docente, estimula a articulação entre teoria e prática, na formação de professores para a educação básica, dando-lhes contato com a realidade da sua futura profissão. Em decorrência da inserção de alunos imigrantes nas escolas municipais e estaduais da cidade de Manaus – AM. Nesse estudo, visamos conhecer a percepção dos residentes de Educação Física em relação ao envolvimento dos alunos imigrantes nas aulas de Educação Física escolar. Envolvemos os residentes de Educação Física de uma Instituição de Ensino Superior, selecionados de forma intencional e por conveniência. Para a análise de dados, utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD) e optamos também por uma revisão bibliográfica sobre os direitos dos imigrantes à educação no Brasil. Concluímos que a crescente diversidade nas salas de aula devido à migração ressalta a urgência de um melhor preparo dos professores para atender alunos imigrantes, incluindo o reconhecimento e respeito à diversidade cultural e linguística, adoção de estratégias pedagógicas para superar barreiras linguísticas, oferta de apoio emocional para traumas migratórios, abordagem de desafios sociais e econômicos, promoção de equidade e justiça social. Além disso, a necessidade dos professores dominarem outros idiomas, como Libras, reflete o compromisso com uma educação inclusiva, facilitando a comunicação intercultural e garantindo a participação plena na educação para alunos surdos ou com deficiência auditiva. Investir na formação docente voltada para a inclusão não apenas fortalece as habilidades pedagógicas, mas também contribui para uma sociedade mais justa e acolhedora, onde cada aluno possa alcançar seu pleno potencial.
Abstract: The Pedagogical Residency Program (PRP) is seen as a foundation for building future teachers, it encourages the articulation between theory and practice, in the training of teachers for basic education, giving them contact with the reality of their future profession. Due to the inclusion of immigrant students in municipal and state schools in the city of Manaus (AM). In this study we aimed to understand the perception of Physical Education residents regarding the involvement of immigrant students in school physical education classes. We involved Physical Education residents from a Higher Education Institution, who were selected intentionally and for convenience. For data analysis, we used Discursive Textual Analysis (ATD) and also opted for a bibliographical review on the rights of immigrants to education in Brazil. We conclude that the growing diversity in classrooms due to migration highlights the urgency of better preparing teachers to serve immigrant students, including recognition and respect for cultural and linguistic diversity, adoption of pedagogical strategies to overcome language barriers, offering emotional support for migration trauma, addressing social and economic challenges, promoting equity and social justice. Furthermore, the need for teachers to master other languages, such as Libras, reflects the commitment to inclusive education, facilitating intercultural communication and ensuring full participation in education for students who are deaf or hard of hearing. Investing in teacher training aimed at inclusion not only strengthens pedagogical skills, but also contributes to a fairer and more welcoming society, where each student can reach their full potential.
Keywords: Educação Inclusiva
Direitos Humanos
Alunos Imigrantes
Residência Pedagógica
Formação Profissional
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS DA SAÚDE: EDUCAÇÃO FÍSICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
metadata.dc.publisher.course: Educação Física - Licenciatura - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8487
metadata.dc.subject.controlado: .
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