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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso sobre os servidores da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas de uma Universidade Pública Federal
metadata.dc.creator: Espara, Cristian de Almeida
metadata.dc.contributor.advisor1: Soares Filho, Afrânio de Amorim Francisco
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira Júnior, Manoel Carlos de
metadata.dc.contributor.referee2: Chaves, Hilmar Tadeu
metadata.dc.description.resumo: No panorama contemporâneo, onde as demandas profissionais e pessoais muitas vezes se entrelaçam, a busca por equilíbrio entre trabalho e vida pessoal tornou-se uma prioridade para indivíduos e organizações. A qualidade de vida no trabalho emerge como um conceito essencial na promoção do bem-estar dos funcionários e no aumento da eficiência organizacional. O objetivo do presente artigo é analisar a qualidade de vida no trabalho através da percepção dos servidores técnicos atuantes na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) localizada em Manaus/AM. Quanto à metodologia, foi utilizado um questionário com base nas oito dimensões da qualidade de vida no trabalho (QVT) propostas por Walton (1973), criado e distribuído por meio da ferramenta Google Forms, sendo assim, uma pesquisa de caráter quali-quantitativa. Da aplicação do questionário, que contém 29 perguntas distribuídas entre as 8 categorias, foi obtida uma amostra de 30 respondentes. O resultado da pesquisa apresenta um bom nível de satisfação nas categorias integração social na organização, constitucionalismo, trabalho e espaço total de vida e relevância social do trabalho na vida. Contudo, apresentou um equilíbrio entre insatisfação e satisfação nas categorias compensação justa e adequada, condições de trabalho e oportunidade de crescimento.
Abstract: In today's contemporary landscape, where professional and personal demands often intertwine, the pursuit of balance between work and personal life has become a priority for individuals and organizations alike. Work-life quality emerges as an essential concept in promoting employees' well-being and enhancing organizational efficiency. This article aims to analyze work-life quality through the perspective of technical staff members working in the Human Resources Department of the Federal University of Amazonas (UFAM) located in Manaus, Brazil. Regarding methodology, a questionnaire based on the eight dimensions of work-life quality (QWL) proposed by Walton (1973) was utilized. This questionnaire was created and distributed using the Google Forms tool, making it a qualitative-quantitative research endeavor. From the questionnaire, which consists of 29 questions spread across the eight categories, a sample of 30 respondents was obtained. The research results indicate a high level of satisfaction in the categories of social integration within the organization, constitutionalism, work and overall life space, and the social relevance of work in life. However, there is a balance between dissatisfaction and satisfaction in the categories of fair and adequate compensation, working conditions, and opportunities for growth.
Keywords: Qualidade de vida
Servidores
Trabalho
Universidade
Walton
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRACAO: ADMINISTRACAO PUBLICA: ADMINISTRACAO DE PESSOAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FES - Faculdade de Estudos Sociais
metadata.dc.publisher.course: Administração - Bacharelado - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8493
metadata.dc.subject.controlado: .
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