Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8498
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O empreendedorismo em tempos de estiagem no município de Benjamin Constant-AM: desafios e dificuldades
metadata.dc.creator: Nascimento Neto, José Xavier do
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Francisco Olímpio de
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Márcio Gleick Felix de
metadata.dc.contributor.referee2: Lopes, Raimundo Valdan Pereira
metadata.dc.description.resumo: O empreendedorismo é em sua totalidade um olhar do futuro, onde desperta o interesse daqueles que tem vontade de ter o seu próprio negócio e tem despertado o olhar dos jovens na nossa atualidade, e dentro da universidade podemos estudar mais profundamente sobre este assunto que é algo tão importante em nossos dias atuais. O presente trabalho teve por objetivo geral investigar quais os desafios e dificuldades empreendedores no município de Benjamin Constant enfrenta diante do período de estiagem. Os procedimentos metodológicos que embasa a está pesquisa foi uma abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos através de uma pesquisa de campo, a qual foi realizada com 8 (oito) empreendedoras. Com uma forma geral de resultado desta pesquisa, identificou-se que todas são mulheres, solteiras e apenas uma delas divorciada. Conclui-se que o empreendedorismo tem despertado o interesse principalmente das mulheres em serem independentes financeiramente e com pensamentos futuros para que seu negócio seja de sucesso, e isso é algo bastante interessante para que outras pessoas se espelhem e vejam que o empreendedorismo muda vidas de pessoas que querem alcançar o sucesso financeiramente.
Abstract: El emprendimiento es en su totalidad una mirada al futuro, donde despierta el interés de quienes quieren tener su propio negocio y ha despertado la mirada de los jóvenes de hoy, y dentro de la universidad podemos estudiar más profundamente sobre este tema, que es algo tan importante hoy. El objetivo general de este trabajo fue conocer qué desafíos y dificultades han enfrentado los empresarios del municipio de Benjamín Constant durante el período de sequía. Los procedimientos metodológicos que sirvieron de base a esta investigación fueron de enfoque cualitativo, los datos se obtuvieron a través de una investigación de campo, la cual se realizó con 8 (ocho) empresarios. Como resultado general de esta investigación se identificó que todos son mujeres, solteras y sólo una de ellas está divorciada. Y se concluye que el emprendimiento ha despertado el interés, principalmente entre las mujeres, por ser independientes financieramente y pensar en el futuro para que su negocio pueda tener éxito, y esto es algo muy interesante para que otras personas admiren y vean que el emprendimiento cambia. la vida de las personas que quieren alcanzar el éxito financiero.
Keywords: Empreendedorismo
Seca
Tempos de crise
Desafios e dificuldades
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Administração - Bacharelado - Benjamin Constant
Citation: NASCIMENTO NETO, José Vaxier do. O empreendedorismo em tempos de estiagem no município de Benjamin Constant-AM: desafios e dificuldades. 2024. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal do Amazonas, Benjamin Constant, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8498
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_JoseNascimentoNeto.pdf616,39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.