Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8500
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil: bases legais, políticas e subsídios teóricos
metadata.dc.creator: Silva, Jéssica Vinente da
metadata.dc.contributor.advisor1: Lira, Rosenir de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Belém, Maria de Jesus Campos de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Monteiro, Cláudia Guerra
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo teve como objetivo principal analisar os documentos legais que garantem a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas regulares de ensino da cidade de Manaus/AM, abrangendo o âmbito internacional, federal e municipal. Para alcançar esse objetivo, foram definidos como objetivos específicos o levantamento bibliográfico e documental, a análise dos documentos e a discussão sobre os desafios encontrados no processo de inclusão dos indivíduos com TEA. Como resultados, foram compilados os principais documentos e leis relacionados às políticas educacionais de inclusão de estudantes da Educação Especial, nos âmbitos internacional, federal e municipal, em vigor até o momento. A análise dos dados permitiu compreender o impacto da criação de políticas públicas na ampliação do acesso e nos serviços que asseguram a permanência dos alunos da Educação Especial nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Manaus/AM.
Abstract: The main objective of this study was to analyze the legal documents that guarantee the inclusion of people with Autism Spectrum Disorder (ASD) in regular schools in the city of Manaus/AM, covering the international, federal and municipal levels. To achieve this goal, the following specific objectives were defined: a bibliographic and documentary survey, an analysis of the documents and a discussion of the challenges encountered in the process of including individuals with ASD. As a result, the main documents and laws related to educational policies for the inclusion of Special Education students, at the international, federal and municipal levels, in force to date, were compiled. The analysis of the data allowed us to understand the impact of the creation of public policies on expanding access and services that ensure the permanence of Special Education students in schools in the Municipal Education Network of Manaus/AM.
Keywords: Transtorno do Espectro Autista
Educação Especial
Educação Infantil
Educação Inclusiva
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
Citation: SILVA, Jéssica Vinente da. Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil: bases legais, políticas e subsídios teóricos. 2024. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8500
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_JessicaSilva.pdf261,02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.