Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8502
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: A percepção dos professores de educação física de Parintins sobre as atividades circenses
metadata.dc.creator: Menezes, Laudeney Filho da Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: Cabo Verde, Evandro Jorge Souza Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Trindade, Patrícia dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Moreira, Jessika Barros
metadata.dc.description.resumo: A atividade circense deve ser vista como uma oportunidade de novas experiências, vivências, autoconhecimento corporal e de suas possibilidades e no ambiente educacional a sua principal porta de entrada está nas aulas de Educação Física. Assim, esta pesquisa tem como objetivo conhecer a percepção dos professores de Educação Física de Parintins sobre as atividades circenses nas escolas. A pesquisa se apresenta como descritiva com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 14 professores de Educação Física atuantes em escolas públicas de Parintins. A coleta de dados foi realizada presencialmente nas escolas por meio de uma entrevista em formato semiestruturada. Os dados foram analisados a partir da técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado de acordo com Moreira, Simões e Porto (2008) essa técnica segue três momentos importantes, que são: relato ingênuo, identificação das atitudes e interpretação. Os resultados revelam que os professores, apesar de não terem uma formação prévia em atividades circenses durante a graduação, buscam de maneiras alternativas, em Youtube, artigos e em livros didáticos, o conhecimento circense para ministrar em suas escolas. Além disso, reconhecem a importância das atividades circenses nas aulas de Educação Física para o desenvolvimento integral dos alunos, porém ainda carecem por uma capacitação nas práticas corporais circenses. Espera-se que os resultados obtidos venham contribuir para a tomada de ações políticas necessárias e urgentes nesta área.
Abstract: The circus activity should be seen as an opportunity for new experiences, experiences, body self-knowledge and its possibilities and in the educational environment its main gateway is in Physical Education classes. Therefore, this research aims to understand the perception of Physical Education teachers in Parintins about circus activities in schools. The research is presented as descriptive with a qualitative approach. 14 Physical Education teachers working in public schools in Parintins participated in the research. Data collection was carried out in person at schools through a semi-structured interview. The data were analyzed using the Elaboration and Analysis of Units of Meaning technique according to Moreira, Simões and Porto (2008). This technique follows three important moments, which are: naive report, identification of attitudes and interpretation. The results reveal that teachers, despite not having prior training in circus activities during their undergraduate studies, search in alternative ways, on YouTube, articles and textbooks, for circus knowledge to teach in their schools. Furthermore, they recognize the importance of circus activities in Physical Education classes for the integral development of students, but they still lack training in circus body practices. It is expected that the results obtained will contribute to the taking of necessary and urgent political actions in this area.
Keywords: Educação física
Atividades circenses
Desenvolvimento integral dos alunos
Physical Education
Circus activities
Comprehensive development of students
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Educação Física - Licenciatura - Parintins
Citation: MENEZES, Laudeney Filho da Costa. A percepção dos professores de Educação Física de Parintins sobre as atividades circenses. 2024. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Amazonas, Parintins, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8502
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_LaudeneyMenezes.pdf721,99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.