Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8507
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: A percepção de acadêmicos de educação física atuantes no boi-bumbá de Parintins/AM
metadata.dc.creator: Martins, Glenda de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Cabo Verde, Evandro Jorge Souza Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Mariana Pereira de
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Diego Pantoja
metadata.dc.description.resumo: É necessário reconhecer que o Norte possui o maior festival folclórico do país, mais conhecido como o Festival Folclórico de Parintins, que traz consigo os bois-bumbás que são as principais atrações. A manifestação folclórica está presente nas aulas de Educação Física (EF), componente curricular obrigatório da educação básica. A Educação Física tem como proposta ensinar a dança folclórica das regiões brasileiras através dos movimentos. Com isso, esta pesquisa tem como objetivo analisar a percepção dos acadêmicos de Educação Física sobre o Boi-Bumbá e o processo de formação acadêmica. A pesquisa caracteriza-se como pesquisa de campo e apresenta uma abordagem qualitativa, no qual foi aplicada uma entrevista semiestruturada com os acadêmicos de Educação Física que participaram do festival em 2024. Para a coleta de dados utilizaremos a técnica snowball, mas conhecida como “bola de neve”. Os dados foram analisados a partir da análise do conteúdo de Bardin (2016), favorecendo um melhor tratamento dos resultados e identificação das categorias. A partir da análise identificamos três categorias: A paixão pela cultura bovina: de geração pra geração; a magnitude sobre o festival: o sentir pertencente; e a Contribuição na formação. Os resultados apontam que o Boi-bumbá contribui para a formação acadêmica dos discentes de Educação Física, abordando diversos temas importantes a serem compartilhados no ambiente escolar, sobre cultura, costumes, tradições, pautas sociais e o respeito por outras culturas. Por tanto a percepção dos acadêmicos sobre o Boi-bumbá para a formação acadêmica é levar seus conhecimentos adquiridos para o ambiente escolar e assim fazer com que a novos escolares tenham conhecimento sobre a história dos povos originários, afro brasileiros e do Norte que é o grande festival folclórico do Boi-bumbá da cidade de Parintins.
Abstract: It is important to recognize that the North has the largest folk festival in the country, better known as the Parintins Folklore Festival, which brings with it the bois-bumbás, which are the main attractions. The folklore manifestation is present in Physical Education (PE) classes, a mandatory curricular component of basic education. Physical Education aims to teach the folklore dance of Brazilian regions through movements. Therefore, this research aims to analyze the perception of Physical Education students about Boi-Bumbá and the academic training process. The research is characterized as field research and presents a qualitative approach, in which a semi-structured interview was applied to the Physical Education students who participated in the festival in 2024. For data collection, we will use the snowball technique, better known as “snowball”. The data were analyzed based on Bardin's (2016) content analysis, favoring a better treatment of the results and identification of the categories. From the analysis, we identified three categories: The passion for bovine culture: from generation to generation; the magnitude of the festival: the feeling of belonging; and the Contribution to training. The results indicate that Boi-bumbá contributes to the academic training of Physical Education students, addressing several important topics to be shared in the school environment, such as culture, customs, traditions, social issues and respect for other cultures. Therefore, the perception of students about Boi-bumbá for academic training is to take their acquired knowledge to the school environment and thus make new students aware of the history of the indigenous peoples, Afro-Brazilians and the North, which is the great folkloric festival of Boi-bumbá in the city of Parintins.
Keywords: Educação física
Formação
Boi-bumbá
Percepção
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Educação Física - Licenciatura - Parintins
Citation: MARTINS, Glenda de Souza. A percepção de acadêmicos de Educação Física atuantes no Boi-bumbá de Parintins/AM. 2024. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Amazonas, Parintins (AM), 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8507
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_GlendaMartins.pdf282,3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.