Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8512
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Desafios enfrentados pelos alunos na transição do ensino médio para o ensino superior na disciplina de Física Geral 1
metadata.dc.creator: Nunes, Samily Monteiro
metadata.dc.contributor.advisor1: Gómez Martínez, Silvina Paola
metadata.dc.contributor.referee1: Faccio, Ana Paula
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Flávia Fernanda Santos
metadata.dc.description.resumo: Este trabalhou buscou analisar os desafios enfrentados pelos discentes na transição do ensino médio para o ensino superior na disciplina de Física Geral 1, do curso de Engenharia de Produção, no Instituto de Ciências Exatas e tecnologia (ICET). Tem por problematização, como as lacunas no conhecimento matemático e adaptação ao novo formato do ensino superior impactam o desempenho dos alunos na disciplina de Física Geral 1 no curso de Engenharia de Produção? Objetivo geral do trabalho: Investigar através da pesquisa a transição do aluno para o ensino superior e quais fatores englobam a defasagem dos mesmos na disciplina de Física Geral 1, com a finalidade de obtenção de dados relevantes e que possam auxiliar o ensino e aprendizagem. Destacaremos os métodos que tiveram sucesso e fracasso durante a investigação, como, o questionário semiestruturado com as setes perguntas abertas e fechadas, a observação direta e a monitoria de Física Geral 1, apontando todos os parâmetros escolhidos e discutidos com os teóricos que auxiliaram para o embasamento deste trabalho. A pesquisa apresentará os resultados obtidos dentro do âmbito que tangem os objetivos específicos.
Abstract: This study sought to analyze the challenges faced by students in the transition from high school to higher education in the subject of General Physics 1, of the Production Engineering course, at the Institute of Exact Sciences and Technology (ICET). It problematizes how gaps in mathematical knowledge and adaptation to the new format of higher education impact the performance of students in the subject of General Physics 1 in the Production Engineering course? General objective of the work: To investigate through research the transition of students to higher education and which factors encompass their lag in the subject of General Physics 1, in order to obtain relevant data that can assist teaching and learning. We will highlight the methods that were successful and failed during the investigation, such as the semi-structured questionnaire with seven open and closed questions, direct observation and monitoring of General Physics 1, pointing out all the parameters chosen and discussed with the theorists who helped to support this work. The research will present the results obtained within the scope that concerns the specific objectives.
Keywords: Ensino superior
Física Geral 1
Transição
Monitoria
Higher education
General Physics 1
Transition
Monitoring
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA E FÍSICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Itacoatiara
Citation: NUNES, Samily Monteiro. Desafios enfrentados pelos alunos na transição do ensino médio para o ensino superior na disciplina de Física Geral 1. 2024. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática e Física)- Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara (AM), 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8512
metadata.dc.contributor.grupo-pesquisa: Grupo de estudos e pesquisa em ensino de matemática e física
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_SamilyNunes.pdf469,01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.