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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8513
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
Title: | O palacete provincial e a educação patrimonial |
metadata.dc.creator: | Souza, Izamara Monteiro de Souza |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Souza, Paulo Ricardo Freire de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Batista, Marliane de Castro |
metadata.dc.description.resumo: | O texto aborda a importância da formação cultural de crianças e adolescentes, enfatizando o papel dos espaços culturais, como o Palacete Provincial, nesse processo. Ele destaca a necessidade de preservar a identidade cultural e a importância da educação patrimonial para a formação de cidadãos críticos e conscientes sendo utilizado o método qualitativo. O estudo tem os objetivos de ressaltar: A importância da cultura na formação: A cultura é fundamental para a formação da identidade individual e coletiva, e a educação deve promover o acesso e a valorização da diversidade cultural. O papel do Palacete Provincial: O Palacete Provincial é um espaço de grande valor para a educação patrimonial, oferecendo um rico acervo histórico e cultural que pode ser utilizado para desenvolver atividades pedagógicas significativas. A educação não-formal: A educação não- formal, realizada em espaços como o Palacete Provincial, complementa a educação formal e oferece oportunidades para o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos de forma mais livre e criativa. A educação patrimonial: A educação patrimonial visa à preservação e valorização do patrimônio cultural, promovendo a conexão entre as pessoas e seu passado. A importância da mediação: O papel do mediador é fundamental para facilitar a interação entre os visitantes e o acervo do museu, promovendo a aprendizagem e a construção de significados. Existem diversas propostas pedagógicas que podem ser utilizadas no Palacete Provincial, como visitas guiadas, oficinas, projetos interdisciplinares e atividades lúdicas. Conclui-se que o Palacete Provincial possui um grande potencial para a educação cultural e patrimonial, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e críticos. A valorização desse espaço e a implementação de ações educativas inovadoras são fundamentais para a construção de um futuro mais justo e equitativo. |
Keywords: | Educação patrimonial Cultura Museu |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FACED - Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Manaus |
Citation: | SOUZA, Izamara Monteiro de. O palacete provincial e a educação patrimonial. 2024. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8513 |
metadata.dc.subject.controlado: | . . |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
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