Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8514
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Como a literatura infantil pode contribuir no ensino da natureza e sociedade para crianças de 4 e 5 anos inseridas na Educação Infantil
metadata.dc.creator: Brito, Ana Raquel Paiva
metadata.dc.contributor.advisor1: Alves, Rozane Alonso
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Vanessa da Conceição Nascimento
metadata.dc.contributor.referee2: Scaramuzza, Simone Alves
metadata.dc.description.resumo: A proposta desta pesquisa está vinculada às discussões sobre literatura infantil e sua articulação com as discussões sobre a área natureza e sociedade no contexto da Educação Infantil. Assim, propomos como objetivo geral identificar os livros de literatura infantil que tratam sobre as questões de natureza e sociedade no âmbito de escolas de Educação Infantil no contexto amazônico. Para dar conta da produção dos dados a serem analisados, nos amparamos na pesquisa qualitativa (Rey, 2005) e, como instrumento, a análise documental em André e Ludke (1986). Foram selecionados 6 (seis) livros de literatura infantil que abordam a temática sobre natureza e sociedade no contexto amazônico. Os livros analisados apresentam características amazônicas, levando as crianças a perceberem suas culturas como narrativas de seus modos de ser, promovendo empatia a respeito do meio ambiente, a relação entre seres vivos, e as implicações do ser humano no mundo.
Abstract: The proposal of this research is linked to discussions about children's literature and its articulation with discussions about the area of nature and society in the context of Early Childhood Education. Thus, we propose as a general objective to identify children's literature books that deal with issues of nature and society within the scope of Early Childhood Education schools in the Amazonian context. To account for the production of the data to be analyzed, we relied on qualitative research (Rey, 2005) and, as an instrument, documentary analysis in André and Ludke (1986). 6 (six) children's literature books were selected that address the theme of nature and society in the Amazonian context. The books analyzed have Amazonian characteristics, leading children to perceive their cultures as narratives of their ways of being, promoting empathy about the environment, the relationship between living beings, and the implications of the human being in the world.
Keywords: Livros paradidáticos infantis
Meio Ambiente e Sociedade
Cenário Amazônico.
Educação Infantil
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
Citation: BRITO, Ana Raquel Pereira. Como a Literatura Infantil pode Contribuir no Ensino da Natureza e Sociedade para Crianças de 4 e 5 anos Inseridas na Educação Infantil. 2024. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8514
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ AnaRaquelBrito.pdf66,96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.