Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8515
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Um olhar sobre o processo de alfabetização e letramento no contexto dos livros didáticos utilizados no ciclo de alfabetização nas escolas municipais localizadas da zona norte (zn) de Manaus-am
metadata.dc.creator: Tavares, Talita dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Alves, Rozane Alonso
metadata.dc.contributor.referee1: Pinto, Antonia Fernanda Dutra
metadata.dc.contributor.referee2: Scaramuzza, Simone Alves
metadata.dc.description.resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, está vinculado ao Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, tem como proposta analisar os livros didáticos voltados ao primeiro ciclo de alfabetização utilizados no contexto das escolas municipais de Manaus, Amazonas. Como objetivo geral: Perceber como são apresentadas as abordagens de alfabetização e letramento no ciclo de alfabetização em Manaus – Am, levando em consideração os livros didáticos utilizados nas escolas da Zona Norte (ZN) da cidade. Os objetivos Específicos se configuram em: a) identificar as coletâneas utilizadas nas escolas inseridas na Zona Norte de Manaus – AM; b) Analisar os conceitos e metodologias apresentados nos livros didáticos selecionados pelas escolas da ZN; c) Observar a relações didáticas de alfabetização e letramento com o contexto amazônico ao qual as escolas da ZN estão inseridas. Para dar conta destes objetivos, propomos a pesquisa qualitativa como abordagem de pesquisa Gonzalez-Rey (2005), tendo como procedimento para a produção de dados, a análise documental instituída por Ludke (1986). Diante disso, as escolas da ZN de Manaus, tem selecionado duas coletâneas voltadas para o ciclo de alfabetização, sendo elas a Bem-me-quer Mais e A Conquista. Em outro ponto as coletâneas oferecem diversas perspectivas, mas apresentando sempre o método sintético trabalhando a fonologia como forma de aprendizagem. A série "Bem-me-quer Mais", por sua vez, foca em atividades lúdicas e interativas, incentivando a autonomia dos estudantes na sua jornada de aprendizado, mas não relacionada com o contexto amazônico. Em contraste, "A Conquista" adota uma abordagem mais clássica, priorizando a organização dos conteúdos e a prática da repetição para garantir a assimilação do conhecimento, mas sem correlação com o contexto amazônico. Ao examinar as peculiaridades dessas coletâneas adiantamos que, ao olhar os livros selecionados temos observado que, ambos não discutem alfabetização, ora separado do conceito e método de letrar, ora apresentando apenas um método que se limita ao letramento e/ou alfabetização, entendendo que esses conceitos, embora interligados, têm nuances distintas que impactam diretamente na formação do leitor crítico.
Abstract: This Course Completion Work – TCC, is linked to the Pedagogy Course of the Federal University of Amazonas – UFAM, aims to analyze textbooks focused on the first cycle of literacy used in the context of municipal schools in Manaus, Amazonas. As a general objective: To understand how the approaches of literacy in the literacy cycle in Manaus – AM, taking into account consideration of the textbooks used in the schools of the North Zone (ZN) of the city. The Specific objectives are configured as: a) to identify the collections used in the schools inserted in the North Zone of Manaus – AM; b) Analyze the concepts and methodologies presented in the textbooks selected by the ZN schools; c) Observe the relationships didactics of literacy and literacy with the Amazonian context to which the schools of the ZN are inserted. To meet these objectives, we propose qualitative research as a way to Gonzalez-Rey research approach (2005), having as a procedure for the production of data, the documentary analysis instituted by Ludke (1986). In view of this, the schools of the ZN of Manaus, has selected two collections focused on the literacy cycle, namely the Bem-me-quer Mais and A Conquista. At another point, the collections offer several perspectives, but always presenting the synthetic method working phonology as form of learning. The series "Bem-me-quer Mais", in turn, focuses on activities playful and interactive, encouraging students' autonomy in their learning journey, but not related to the Amazonian context. In contrast, "The Conquest" adopts a more classic approach, prioritizing the organization of content and the practice of repetition to ensure the assimilation of knowledge, but without correlation with the Amazonian context. When examining the peculiarities of these collections, we advance that, when looking at the books We have observed that both do not discuss literacy, now separate from the concept and method of lettering, sometimes presenting only a method that is limited to literacy and/or literacy, understanding that these concepts, although interconnected, have nuances that directly impact the formation of the critical reader. .
Keywords: Alfabetização
Letramento
Zona Norte de Manaus
Livros Didáticos
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
Citation: TAVARES, Talita dos Santos. Um olhar sobre o processo Alfabetização e Letramento no Contexto dos Livros Didáticos utilizados no ciclo de Alfabetização nas Escolas Municipais localizadas da Zona Norte (ZN) de Manaus - AM. 2024. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8515
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_TalitaTavares22,27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.