Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8516
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Uma análise Histórico-Crítica sobre Monteiro Lobato: construindo narrativas antirracistas
metadata.dc.creator: Mota, Júlia Gabriella Alexandre
metadata.dc.contributor.advisor1: Corrêa, Carlos Humberto Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Ana Paula Lima Carvalho de
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa visa apresentar as diferentes perspectivas de pesquisadoras sobre a representação de personagens negros nas obras de Monteiro Lobato, e apresentar como as obras de Lobato, embora reconhecidas por seu valor literário, apresentam representações e termos estereotipados que precisam ser contextualizados e abordados de forma crítica no contexto educacional. O levantamento de fontes foi realizado por meio dos seguintes bancos de dados: Google Acadêmico, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, e Portal de Periódicos da CAPES. A seleção das fontes seguiu critérios específicos, e sua análise foi guiada por um roteiro de perguntas norteadoras. Os resultados da pesquisa destacam a importância de contextualizar historicamente essas obras no cenário do Brasil do início do século XX, além de promover uma leitura crítica, com o intuito de contribuir para uma educação antirracista.
Abstract: This research aims to present the different perspectives of researchers on the representation of black characters in the works of Monteiro Lobato, and to show how Lobato's works, although recognized for their literary value, present stereotyped representations and terms that need to be contextualized and approached critically in the educational context. The sources were collected from the following databases: Google Scholar, the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, and the CAPES Journal Portal. The selection of sources followed specific criteria, and their analysis was guided by a script of guiding questions. The results of the research highlight the importance of historically contextualizing these works in the Brazilian scenario of the early 20th century, as well as promoting a critical reading, with the aim of contributing to an anti-racist education.
Keywords: Monteiro Lobato
Educação Antirracista
Antirracismo
Literatura Infantil
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
Citation: MOTA, Júlia Gabriella Alexandre. Uma análise Histórico-Crítica sobre Monteiro Lobato: construindo narrativas antirracistas. 2024. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8516
metadata.dc.subject.controlado: .
.
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_JuliaMota.pdf794,77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.